"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

segunda-feira, março 05, 2007

Entre El Almendro e Santa Comba: Memórias Dolorosas







Em Janeiro deste ano, quando gozei apetecidas férias, passei aqui, sobre a ribeira de Chança (volta falsa, como é conhecida). Sítio onde ao longo de anos os contrabandistas atravessavam para o outro país...
Essas memórias vão andar sempre comigo, pois ouvi-os contar o que sofreram. E Em Espanha, escutei histórias de fuga à Guerra. Francisco Moreno (Chico Serrenho) foi lembrado em várias conversas.
O mês passado, lutando contra inúmeras dificuldades, o Foro por la Memoria de Huelva evocou em El Almendro dezenas de republicanos assassinados pelo Franquismo e na pessoa de Maria Júlia Carrasco homenageou e agradeceu a João Carrasco e aos portugueses, a ajuda prestada pelas populações da raia aos foragidos de um regime monstruoso.
Em Portugal, como escreveu no Diário de Notícias a psicóloga Joana Amaral Dias,"Basta comparar o á - vontade com que se lança este museu (Salazar, em Santa Comba Dão) com as contrariedades para colocar uma simples placa-testemunho dos presos e torturados na ex-sede da PIDE para perceber que a nossa democracia ainda tem muito a fazer."
Texto e fotos de LFM

Sem comentários: