"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

segunda-feira, janeiro 22, 2007

Mário Sousa: O Caso Exemplar de Um Sucateiro na Salvaguarda do Património Histórico de Murfacém. O Morábito e o Marroquino...






Mário Sousa trabalha na reciclagem e recuperação de ferro-velho, sucatas... Nascido em Alcântara (Lisboa) foi viver em criança para Murfacém. Deve-se a este homem e ao grupo que liderou para trabalhar nas obras indispensáveis à salvaguarda do monumento emblemático daquela aldeia (a mais antiga do concelho de Almada, freguesia da Trafaria), a fruição de um património largos anos encerrado.
Em 12 de Setembro de 2005, após tomar posse como elemento da direcção (no cargo de obras/urbanismo) da Associação de Moradores de Murfacém e Cova, Mário sonhou reabrir o velho "morábito" para que todos pudessem admirar a jóia da coroa de uma localidade tranquila.
Em 18 de Dezembro desse ano, a antiga ermida da Senhora dos Remédios, que numa imagem inserta na obra do Conde de Arcos sobre a Costa da Caparica apresentava uma torre sineira e uma cruz no frontespício, reabriu para novos visitantes que "dão-nos força, porque dizem que coisas destas nunca devem morrer, é histórico, têm valor e que a própria associação fez bem em recuperar este monumento."
No livro de visitas registam-se opiniões e aplausos de cidadãos comuns, de professores e recentemente (13 de Janeiro) Rabeh Hamid passou por lá e escreveu na sua língua materna (árabe) e em português esta belíssima mensagem:
"Sou um jovem marroquino nascido a 23/12/76, moro agora em Portugal e é a primeira vez que eu visito este museu árabe os meus agradecimentos e felicitações às pessoas de Murfacém pelo cuidado e amor com que tratam o seu património, o que nos permite a todos de o desfrutar."
Foto 1: Paula Lucas da Silva; Fotos 2 a 4 e texto : Luís Filipe Maçarico

4 comentários:

Unknown disse...

É com o maior prazer que anuncio que já está em marcha a eleição das 7 Maravilhas de Vila Viçosa .

Esta votação irá ser organizada pelo Terras de Mármore e contará com o apoio e divulgação dos nossos blogues individuais, A Interpretação do Tempo, Calipole – Vila Viçosa – Princesa do Alentejo , INFOCALIPO, Intervisão, O Restaurador da Independência e Tomar Partido, assim como do Neste Meu Alentejo e O Calipolense Taurino .

Esta iniciativa surge no âmbito da votação para as 7 Maravilhas de Portugal, na qual o Paço Ducal de Vila Viçosa está a concurso. Assim com o intuito de chamar a atenção dos Calipolenses, dos Alentejanos, dos Portugueses e dos Cidadãos do Mundo para Vila Viçosa, o seu Paço Ducal e as restantes 20 Maravilhas que estão a concurso, o Terras de Mármore arranca com a votação para as 7 Maravilhas de Vila Viçosa.

Actualmente estão a concurso 61 monumentos do Concelho de Vila Viçosa (Vila Viçosa, Bencatel, Ciladas, São Romão e Pardais), que estão a ser estudados cuidadosamente pelos elementos do Terras de Mármore, pelos bloggers do Neste Meu Alentejo e O Calipolense Taurino e por mais algumas pessoas por mim convidadas. Destes 61 monumentos, apenas 21 irão a concurso, o qual estará aberto a todos os quantos queiram participar nesta iniciativa e que desde já, convidamos a participar, não somente Calipolenses, mas sim também Alentejanos, Portugueses, Cidadãos do Mundo.

Para votar nas 7 Maravilhas de Vila Viçosa, basta enviar um e-mail para orestaurador@gmail.com ou terrasdemarmore@sapo.pt referindo os 7 monumentos que acha merecedores de figurarem na lista das 7 Maravilhas de Vila Viçosa, assim como o seu nome e localidade. Optamos por este metodo de votação de modo a evitar que haja pessoas a votar mais do que uma vez nos mesmos monumentos e para que a votação possa ser a mais dispersa possível. Mais uma vez repito que todos podem votar, participar e divulgar!

À semelhança das votações para as 7 Novas Maravilhas do Mundo e 7 Maravilhas de Portugal, também o resultado das 7 Maravilhas de Vila Viçosa irá ser divulgado no dia 7 de Julho de 2007, dia esse que esperamos seja de festa em Vila Viçosa com a eleição do Paço Ducal de Vila Viçosa como Maravilha de Portugal.

Temos consciência de que a lista final de 21 monumentos não irá agradar a todos, mas infelizmente é impossível agradar a todas as pessoas. Contudo, pensamos que independentemente dos monumentos que venham a estar representados na lista final de 21 monumentos, irão ser uns dignos representantes de Vila Viçosa e do seu concelho por essa blogosfera fora!

Senhoras e Senhores, os dados estão lançados!!!

Nuno Faritas Lobo

Anónimo disse...

Bem, duas razões para ficar feliz!
Pelo restauro! E por Vila Viçosa!
Vivam!

Luz de Silêncios disse...

Que bom que foi o passeio: a companhia, o diálogo, as histórias, os sonhos, as recordações, o património visitado; uma tarde deliciosa num sábado de Janeiro!
Bem-Hajas Luis por momentos tão agradáveis e diferentes da rotina.

Hasiram disse...

Caro Luís,
foi com enorme satisfação que ao fazer uma pesquisa sobre o morábito de Murfacém encontrei referências no seu blog. Eu estou a fazer um trabalho sobre esta povoação e gostaria de saber, como se interessa por estas coisas, se me pode dar alguma indicação de livros ou outras vias de pesquisa sobre morábitos ou mesmo murfacém, pois tudo o que pertence ao ptrimónio em Murfacém é objecto de estudo para mim.

Aguardo uma resposta breve para marisa.rdg@netcabo.pt

Desde já os meus parabéns pelo blog e pelo seu interesse.

Cumprimentos,

Marisa Rodrigues