"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

sexta-feira, janeiro 12, 2007

Ana e os Morábitos



No início de Janeiro descobri a ermida de S. Sebastião, na EB de Mértola, que terá sido reconstituída pelo Campo Arqueológico de Mértola.
O cunho mudéjar, com a integração da cúpula, fez os meus olhos terem um brilhozinho de encantamento.
Nos últimos tempos esta temática tem-me sensibilizado, há cerca de dois meses saiu na revista Callípolle um artigo sobre a arquitectura religiosa do sul, onde as construções tipo-morábito são abordadas.
Cada dia que passa tento documentar-me mais e saber um pouco do muito que ainda há para desbravar, neste e noutros assuntos.
Um abraço carinhoso, especial, desde este modesto blogue para a Ana, porque também ela se vai (re) descobrir construíndo o dossier da sua vida, para obter uma certificação de aptidões necessária, que abre outros horizontes.
A Ana, afinal, faz parte de muitas descobertas da minha vida e foi com ela que entrei pela primeira vez no morábito de Murfacém...
Morábito: eremita do Islão, procurado pelo seu saber (conselhos), que foi sepultado no lugar onde viveu em despojamento e retiro espiritual, fazendo jejum e orando.
Fotos de LFM:
1-Morábito de Murfacém (Dezembro 2006)
2- Ermida de S. Sebastião, Mértola (Janeiro 2007)

1 comentário:

Alexandra A. disse...

Parabéns à Ana, que vai, pelo que percebi fazer o seu processo de reconhecimento, validação e certificação de competências... É uma experiência única, valorizadora e transformadora. Sei do que falo porque actualmente estou a coordenar o Centro RVCC da CMLisboa e, em simultâneo, acompanho adultos nesses processos. Para mim têm sido tempos também muito enriquecedores... Bjs,
Alexandra Aníbal