"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

segunda-feira, junho 26, 2006

Sabugal: Histórias da Raia -1



A semana passada dei uma saltada ao Sabugal, para conhecer melhor o concelho. Com a preciosa colaboração da Eduarda Rovisco, do José Rodrigues e da Dina Rodrigues, visitei o viveiro das trutas dos Foios com o presidente da autarquia local que é um divertido contador de histórias de contrabandistas, o Soito e Alfaiates, de cujo castelo guardei uma imagem para partilhar.
No auditório municipal durante um fim de semana largo falou-se muito de Contrabando, da memória e da identidade, do desenvolvimento local e da investigação, que se multiplica, finalmente, em torno de uma actividade que ocupou milhares de pessoas da raia.
Já passou algum tempo sobre este evento, mas do muito que escutei e da exposição sobre esta temática que permanece, ficam algumas imagens e o prazer que tive em conhecer pessoalmente o advogado e cidadão espanhol António Ballesteros Doncel, cuja conferência me encheu as medidas.
Ballesteros escreveu "Los Mochileros" e durante muito tempo, suponho que décadas, guardou o texto até um amigo aconselhar publicação. Em 1972 o livro apareceu e já vai na 4ª edição, segundo me revelou seu filho. Em 2000 a Diputación de Badajoz - Departamento de Publicaciones reeditou esta obra numa versão bilingue, com tradução portuguesa de Maria Antónia Pires R.
Desculpem mas não resisto a dizer-vos que hoje, quando cheguei a casa, vindo do trabalho, tinha este livro no meu correio e uma dedicatória:
"Para Luís Filipe Maçarico con todo afecto A Ballesteros Junio 2006"
Um dia destes voltarei a falar do autor e do livro que é uma das "bíblias" sobre o assunto. Recomendo.
(texto e fotos de LFM)

Sem comentários: