"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

segunda-feira, abril 10, 2006

VI Encontro da Aldraba em Aljustrel - Parte I














A Aldraba - Associação do Espaço e Património Popular no espaço de um mês realizou dois encontros que envolveram dezenas de associados e amigos, uma no passado mês de Março em Coruche e no passado sábado dia 8 um agradável percurso pelo património da Messejana e de Aljustrel.
Começámos por admirar um belo templo rural: Nossa Senhora da Assunção (fotografias 1 a 3).Depois, as ruínas de um convento fundado no tempo de D. Sebastião (fotos 4 e 5).E finalmente, a igerja matriz de Messejana, juntando-se ao grupo Kalidás Barreto e esposa e a dra Ludovina Capelo da Universidade de Coimbra e marido(fotografia 6).
Após uma visita a um museu etnográfico popular, cujas autoras posaram na reconstituição da mercearia (fotos 7 e 8), almoçámos no restaurante "Bangula", onde se almoçaram iguarias bem cozinhadas de chorar por mais, acompanhadas por vinho de truz (fotografias 9 e 10).
Passeou-se ainda em Messejana, para de seguida visitar o Museu Municipal de Aljustrel, culminando a primeira parte do Encontro no novo polo museológico dos Compressores dos Algares, onde o associado José Soares (fotografia 11), que viajou com a família para este evento desde Bruxelas, evocou a vida dos trabalhadores locais, enquanto seu irmão João Soares disse poemas de sua autoria sobre a mina e os mineiros (fotografias 12 e 13).
Incansável no acompanhamento da iniciativa, também ele associado da Aldraba, o presidente da Junta de Freguesia de Aljustrel, engenheiro Francisco Palma Colaço, foi de um companheirismo que se saúda, com muita alegria. A ele se deve uma grande parte do êxito da iniciativa.
Bem Hajas amigo por tudo - que é tanto - o que fazes de bom em prol do teu povo!
(fotos e texto de LFM)


Sem comentários: