"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

sexta-feira, abril 15, 2005

Um Jogo com Livros


A stillforty do http://outrafacespelho.blogspot.com desafiou-me a participar num jogo que me pareceu interessante: 7 perguntas à volta de livros, personagens e pessoas, que passo a responder:
1-Não podendo sair de Fahrenheit 451, que livro querias ser?
Todas as apocalípticas publicações das Testemunhas de Jeová e de seitas quejandas que no século passado anunciavam o fim do mundo para o ano 2000.
2-Já ficaste apanhado por um personagem de ficção?
"Sim, quem não ficou? O Nils Holgersson da Sonia Lagerlof e o Oliver Twist, de Charles Dickens, cada um pela sua razão, o primeiro pela descoberta de um mundo colorido e divertido...o último, ainda hoje sinto as vicissitudes do miúdo infeliz... Tocou-me muito! E quantas vezes dou comigo a sair de um cinema a sentir-me dentro do filme?"
3-qual foi o último livro que compraste?
"Los Mochileros" de António Doncel Ballesteros.Além de catrefas de Dicionários, Histórias Universais e Enciclopédias que os jornais nos impingem, coisas que durante muitos anos só podia consultar em Bibliotecas Públicas...
4-Qual foi o último que leste?
"Maria Mim" de Nuno de Montemor, sobre o povo de Quadrazais.
5- Que livros estás a ler?
"Reli um capítulo de"Alcântara, Apontamentos para uma Monografia" de João Paulo Freire para escrever um artigo sobre galegos em Lisboa, e pelo mesmo motivo "Trabalhos e paixões de Benito Prada" de Fernando Assis Pacheco.
6- 5 livros que levarias para uma ilha deserta?
"Branco no Branco" de Eugénio de Andrade, "Romanceiro Gitano", de Garcia Lorca, "Poemas e Canções" de Brecht, a obra de Raul de Carvalho, só para poder reler emocionadamente o "Vem Serenidade", um dos poemas mais belos e arrepiantes em língua portuguesa que o Mário Viegas tão bem dizia e Ruy Belo, para ter o mesmo prazer em relação a "Muriel" e deixar rolar algumas lágrimas para aliviar de um quotidiano estúpido e stressante.
7- Gostaria de passar este jogo à Isabel Mendes Ferreira do http://mendesferreira.blogspot.com à Guida Alves, do http://vemosouvimoselemos.blogspot.com e a uma nuvem chamada Vanda http://lostphotos.blogspot.com
(foto de LFM, captada em Tozeur, na Tunísia) Posted by Hello

1 comentário:

Laura Garcez disse...

A foto de Tozeur da autoria de LFM é tão linda que a copiei para mim.
É claro que, se porventura a usar de modo a que outros a vejam, indicarei o nome do autor.

Laura Garcez