A Nova Companhia de Teatro-Performance, Hotel Europa, apresenta seis desempenhos de actores que testemunham realidades vividas, quando alguns deles estudaram - O português Jorge Cabral - e trabalharam em países do Leste, durante a União Soviética (o caso de um actor moçambicano e de uma actriz cabo verdiana) ou nasceram e cresceram na RDA e Checoslováquia...
Interpretações excelentes, condução de actores de grande qualidade criativa por parte de André Amálio, também intérprete com Teresa Havlichova, resultam num espectáculo que mostra sem disfarces as contradições do Ser Humano perante o enfrentamento de situações limite como foi a implosão do sistema comunista em diversos países e as reacções de cada um perante as dificuldades surgidas.
Neste sábado foi a última representação em Lisboa, depois da estreia em Liepzig. Segue-se Coimbra Metz e Paris. Jorge Cabral está em grande forma, a par dos companheiros de aventura Andreia Galvão, Mbalango, André Amálio e Teresa Havlichova, capazes de emocionar um público, que continua a assistir a transformações e conflitos, cujo desenlace se desconhece. Parabéns a toda a equipa por este trabalho.
Luís Filipe Maçarico (texto e fotografias)