"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

quarta-feira, março 30, 2005

Tozeur e o poeta Aboulkacem Chebbi


O oásis de Tozeur tem cerca de 200 mil árvores, 200 nascentes de água doce , algumas a 70 graus centígrados,20 aldeias e aromas e silêncios que inspiram os poetas.
No Belvedere, colina mágica de onde se avista a cidade, o Chott El Djerid- um lago salgado em pleno deserto, Aboulkacem Chebbi contemplava a paisagem, inspirando-se para escrever os seus versos. No Museu Dar Cheraiet, o primeiro museu privado da Tunísia, cujo mentor se tornou presidente da municipalidade de Tozeur, há um espaço onde se reconstitui o quarto do vate. Chebbi tem nome de avenida em Tozeur e num Outubro já distante, no meu dia de anos, descobri um mausoléu dedicado a esta figura que morreu jovem, tornando-se no poeta nacional tunisino.
A impressão que me causou a sua cidade, os seus escritos e o espaço imbuído pelo seu espírito estremeceram o meu ser, originando o poema cujo título tem o nome do poeta e está incluído no meu livro "Os Pastores do Sol":
Aboulkacem Chebbi
Na delicada voz de água dos pássaros
escuto o teu canto de cítara encantada
oh poeta das areias sem mar
e do silêncio onde as tâmaras são de mel
A palavra é romã na tua boca
e o oásis um poema eterno.
(Fotografia do oásis de Tozeur, de minha autoria,1994)Posted by Hello

2 comentários:

lost disse...

Esta foto é fenomenal! Não querendo imitar o fernando b., sempre que olho para ela, só me faz lembrar um unicórnio num bosque encantado!!

Abraço doce

Andre_Ferreira disse...

Tão mais perto estamos do Norte África que da Europa Central e ainda assim sabemos tão mais dessa Europa! Se a paisagem molda de alguma forma um poeta estou mais próximo de Aboulkacem Chebbi do que da maioria dos poetas que leio, pois vivo num oásis no meio do deserto e a româ é o meu fruto preferido!

Um abraço

André