"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

segunda-feira, julho 04, 2005

Aventura em Alqueva


A semana estivera amena, em termos de temperatura; porém, chegados ao passado sábado 2 de Julho, o calor intenso voltou, para as cinco dezenas de aventureiros da "Aldraba"passarem por um ritual de passagem sacrificial, face à tarde de brasas que os esperava, no passeio pela albufeira.
A embarcação que levou a maior parte dos passageiros do sonho, não obstante uma tripulação simpática, está obsoleta, move-se como as lesmas e o seu interior tem a qualidade de uma sauna de há 100 anos!
De onde terá vindo este barco tão típico? O Chaplin não terá desempenhado aqui um dos seus papéis no cinema mudo? E que tal transformá-lo em hotel de charme, com massagens tailandesas?
Depois de uma hora de esturricanço, chega-se ao forno que é o terreno em redor do paredão, sem uma esplanada, roulotte, qualquer apoio... Dizem-nos que devíamos ter começado ao contrário...Mas e porque é que não se pode fazer como fizémos: Estrela-Paredão-Estrela?
Como ali é o deserto, alguns minutos decorridos a solução só pode ser voltar, porque o paredão ainda está longe e o sol chicoteia, fere, agride,-tremendo, implacável! Estranha-se que não obstante tanta água, nas margens haja uma tamanha secura e que se constate in loco que o clima não se alterou, pelo menos nestes dias de Verão, ao contrário do que era assegurado pelos mesmos que proibem árvores na aldeia da Luz e concederam a benesse de podermos usufruir destas barcaças do Museu da Anedota.
O regresso prossegue então em bom ritmo de caracoleta com artrite reumatóide. E a chegada à aldeia da Estrela reveste-se da mística de um retorno heróico.
Mas a desforra é certa e o saldo largamente positivo: cante, amizade, conhecimento, partilha, petiscos! Despedidas emocionadas, a alma cheia de afecto, a energia restabelecida em torno dos valores humanos em que os alentejanos são Mestres!
Uma nota final para destacar que um dos heróis desta odisseia foi o nosso associado mais crescido, o Jorge Rua de Carvalho, que daqui a uns dias fará 86 anos...Este homem uma vez mais deu a muito jovem uma lição de sabedoria, compartindo com todos estas andanças, convivendo, ensinando a lição mais importante-saber viver!
(Fotografia de LFM)Posted by Picasa

Sem comentários: