"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

domingo, abril 26, 2009

Sátão


















Um folheto do Município de Sátão revela que o concelho primitivo é antiquíssimo e teve o seu primeiro Foral concedido em 9 de Maio de 1111.
Nesse documento histórico (transcrito na contracapa da Agenda Cultural de Janeiro/Fevereiro de 2009) podemos ler:
"...Eu, Conde Henrique, juntamente com minha esposa Teresa, filha do grande Rei Afonso, concedemos a vós, gentes de Sátão, que habitais dentro e fora as herdades e povoações, concedemos sim, e outorgamos um Foral bom em razão do que vós usastes para connosco e por nos terdes agasalhado em vossa casa. E não deixeis de o seguir, nem vós nem os vossos descendentes..."
De características rurais, Sátão tem néctares da Região Demarcada dos Vinhos do Dão. E um património material e imaterial que vale a pena conhecer, nomeadamente o Solar dos Albuquerques (actual Biblioteca Municipal), além de outros edifícios com a marca do barroco e aldrabas, fontes, jardins, o arvoredo, os ares, as serras, a gastronomia, as pessoas.
O folheto sublinha que se trata de um concelho "Onde as pessoas sabem receber bem" e que "visitar o concelho situado às portas de Viseu é um "dever" de todos os Beirões."
Qualquer pessoa sensível e interessada por uma paisagem natural envolvente e pela história que as pedras contam, encontrará em Satão motivos para se enriquecer a nível cultural.
Aqui ficam algumas imagens do que vi numa breve passagem por esses belos horizontes.
Texto e Fotos de Luís Filipe Maçarico

2 comentários:

Alor disse...

AÇalam 'Alaykum Ya Luís, belo registo fotográfico do traveling Satense, hope everything's haja devido (de devir) sentido;

Ma'Salaama!

oasis dossonhos disse...

hugo para mim
mostrar detalhes 11:35 (39 minutos atrás) Responder



hugo enviou-lhe uma hiperligação para um blogue:

na próxima vez espero que façamos uma visita conjunta a alguns dos sítios mais emblemáticos e que reflectem as tuas apreciações acerca deste concelho

Blogue: aguas do sul
Mensagem: Sátão
Hiperligação: http://aguasdosul.blogspot.com/2009/04/satao.html