Durante uns dias vou arejar. Ar da terra. Lá onde as cegonhas gostam de voar.Vou lavar os olhos na imensidão do chão de lume cercado de azul. Durante uns dias as minhas rotinas serão outras: falar com gente enrugada, tão admirável, que durante anos atravessou a fronteira para sobreviver, arriscando a vida. No tempo em que os mantrastos vestiam os mastros das festas de S. João e o nervo torcido se curava com uma benzedura aprendida escutando avós sábias.
Vou ficar uns dias em Santana de Cambas,para ver o senhor João Carrasco, homem de 101 anos, que escreveu esta quadra:
"Política e Religião
São dois grandes potentados
Que enganam multidões
Com promessas e sem pecados!"
Vou andar por Moreanes, na aridez da brisa quente, ver a horta biológica que o Zé e outros amigos dia a dia vão criando. Talvez vá aos Bens, Salgueiros, Sapos, Formôa, Pomarão e à Mina de S. Domingos.
Espero encontrar a Nádia Torres em Mértola, professora, criadora de jóias, autora desta bela imagem. Vou andar por aquelas tascas, conviver com esses amigos que no sul resistem a tudo: à seca, à pobreza, à solidão, à estupidez!
Solidariamente, vou estar com eles, partilhar sonhos, soltar ideias, reflectir futuros, escrever parte da história deste património que são as pessoas. A sua forma de estar, a lembrança das tradições, entre memória e esquecimento, a identidade alentejana dos povos da raia.
Vou ali...e já venho!!! Ou seja: dia 1 de Junho, se tudo correr bem, estarei de novo a postar.
Um agradecimento especial a todos os leitores linkados ou não.
É com os vossos olhos, coração e opiniões que o blogue respira.
8 comentários:
Já vi a inscrição para o jantar do Fraternidade, vai ser um óptimo encontro.
Um abraço. Augusto
Boas férias amiguinho!! Vou sentir a tua falta...
Cinho e jinho
Outros respirares. Traga de lá essa sabedoria tão telúrica.
ai como eu gostaria de ter o mesmo destino :::))) bons dias de férias!!!
xi
maria
Que os dias de férias sejam um oásis para essa alma sempre em fervor... Bem mereces. Bjs
Em Mértola já vivemos aventuras únicas que hão-de ficar na memória sempre. Que inveja não poder estar aí na feira... Aproveita tu e conta depois como foi, de preferência com fotos, daquelas que só o teu olhar sabe captar!
bom já estou farta dessas férias. que coisa...vens a tempo da exposição da Mena, espero ver-te lá e já anunciei a todo o mundo o dia da inauguração lá para as bandas do piano. bjs. saudades.
ora bem que seca tanto tempo sem ti não tem graça. e já agora faz favor de escolher a sua "imagem" mo meu "boneco" em Piano...B E I J O S gordos como tu. espero ver-te dia 2.
Enviar um comentário