"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

segunda-feira, julho 31, 2017

Encontro da Aldraba em Tondela


Durante o último fim de semana de Julho de 2017, a Aldraba - Associação do Espaço e Património Popular, realizou mais um dos seus Encontros, no concelho de Tondela, com o apoio na organização, e na sua concretização no terreno, de Elísio Luís Chaves, Presidente da Casa de Tondela em Lisboa, cuja parceria em muito contribuiu para o êxito da iniciativa, graças ao conhecimento privilegiado que Elísio possui do território onde nasceu e pelo qual pugna vibrantemente.

Os quase 30 participantes concentraram-se, no sábado 29, junto à Igreja Matriz de Tondela, seguindo para Molelos, onde se visitou a Olaria de Barro Preto, de António Matos Marques, um artesão cujas peças têm a beleza e a perfeição das obras feitas à mão, que apresentam uma grande resistência e qualidade.

As diversas fases da criação na sua oficina, foram recriadas e explicadas com uma gentileza e um perfeccionismo que saudamos, augurando longa vida pessoal e profissional. Os visitantes não esquecerão o acolhimento e a sabedoria patenteadas.

Seguiu-se um almoço delicioso (de arroz de marisco ou bifinhos com cogumelos) que mereceu aplauso dos convivas, no "Ponto de Encontro", que é uma boa referência para os viajantes, que por aquelas bandas desejem encontrar um oásis para o paladar, pela confecção gostosa e pelos preços económicos.

Após o almoço, houve uma paragem surpreendente na Biblioteca Tomás Ribeiro, para - com o comissário da exposição - saber quem foi o "Tony das Bananas", que criou um empório na África do Sul, para onde emigrou, voltando de lá comendador. Coincidência extraordinária, foi Salomé Almeida, a primeira presidente de um Sindicato português, ter encontrado numa reprodução do "Século de Joanesburgo", a fotografia de Júlio Navarro, primeiro jornalista daquele jornal e irmão desta associada da Aldraba.

A visita seguinte efectuou-se no Museu Terra de Besteiros, em tarde quente, constituindo surpresa inaudita, pela viagem proporcionada - através da narrativa museológica - desde os primórdios à actualidade, pelo concelho de Cláudio Torres. Depois dos achados da Pré-História e da Época Romana, da Idade Média e da Industrialização, foi a vez de constatar profissões que marcaram o desenvolvimento da vila e das aldeias: o linho, os cesteiros, o funileiro, a agricultura, os sanatórios do Caramulo...

A descoberta da ACERT/Trigo Limpo, com visitação de todos os espaços, sendo o grupo guiado por Miguel Torres, foi um espantoso momento de confirmação de um equipamento e de uma história cultural fabulosa. A Associação e o seu Grupo de Teatro, que são conhecidos dos portugueses, tem mais de 3.000 associados.

O primeiro dia do Encontro em Tondela, completou-se com um grande momento de interacção, a cargo da AFERTourigo, que presenteou os viajantes com um lauto jantar, que, desde a sopa de couves, muito saborosa, passando pelo lombo com batatas, de tempero bastante apetitoso, culminando com maravilhosa fruta da região, regalou os convivas, visivelmente agradados com o saber e os sabores daqueles que dirigiram nessa noite inesquecível a cozinha e suas iguarias.

Mas a Associação de Tourigo foi ainda mais longe, apresentando um espectáculo folclórico repleto de vivacidade, ritmo e colorido, que mereceu fortes aplausos da encantada assistência, culminando com um convite para a dança pelas raparigas aos homens da Associação do Espaço e Património Popular, seguindo-se igual convite às senhoras presentes, associadas da Aldraba.

Numa breve mas simpática cerimónia, os representantes das duas associações saudaram o trabalho em prol do património e da memória, que ambas desenvolvem, acolhendo lembranças de Mestre Albino Moura, conceituado artista plástico, trazido pelo consócio Rodrigues Vaz, cuja esposa, Helena Justino, prestigiada criadora, também ofertou a AFERTourigo. Luís Filipe Maçarico, antropólogo e poeta, entregou o seu mais recente livro de poesia sobre a Tunísia.

O Presidente da Aldraba exaltou a fraternidade com que a sua Associação foi recebida, celebrando os valores que o Associativismo evidencia, tendo o Presidente da Mesa da Assembleia Geral da colectividade visitada exultado com a visita, desafiando os visitantes a voltarem sempre que o desejem, pois serão sempre bem vindos!

Grande parte da manhã do domingo 30 de Julho decorreu nos Museus do Caramulo (colecção de Arte, onde se incluem obras de Amadeu Sousa Cardoso, Salvador Dali e Miró, entre muitos outros artistas; mostra de brinquedos e exposição substancial de automóveis de todo o tipo, desde os primeiros exemplares, usualmente designados por calhambeques, até aos contemporâneos, das marcas de luxo, só acessíveis a uma elite, até aos populares minis e carochas. E também os carros de Salazar e o da fuga de Caxias, consumado por comunistas presos pelo Estado Novo.

Na sequência de uma pausa no miradouro a partir do qual se pratica parapente, o grupo almoçou no Restaurante Montanha, no Caramulo, dividindo-se entre o arroz de pato, a chanfana, o cabrito ou os rojões, que agradaram ao paladar mais exigente. As entradas lautas, o vinho, as sobremesas, deliciaram os viajantes.

A viagem a Tondela terminou na Associação das Mulheres Agricultoras de Castelões, que informaram acerca da manufactura, em teares antigos, de prodigiosas toalhas e outros artefactos para a vida doméstica: guardanapos, toalhas, etc., lembrando as fases da transformação ancestral (com mão de obra sábia) do linho: colher, ripar, molhar, malhar, moer, espadelar, assedar, fiar, ensarilhar e dobar. Uma das senhoras afirmou que a linhaça a curou de cinco pneumonias…

A despedida de Tondela ocorreu a meio da tarde de domingo, com o mesmo espírito fraterno, que animou todo o encontro e criou bem estar a todos.

A Aldraba e a Casa de Tondela evidenciaram neste Encontro o melhor que o Associativismo tem: o companheirismo e a valorização do património imaterial e material.

BEM HAJAM A TODOS!

Luís Filipe Maçarico (texto e fotografias)

2 comentários:

Ginja disse...

Mais uma bela iniciativa da ALDRABA, Obrigado a todos os que diretamente ou indiretamente estiveram ligados a este encontro.

eddy disse...

um encanto Luís, estas iniciativas inter-culturais que a aldraba promove pelas diversidades do país...

forte abraço
eddy