"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

segunda-feira, julho 06, 2009

A Aldraba visitou Carnaxide










A Associação do Espaço e Património Cultural, Aldraba, realizou mais um Encontro - desta feita em Carnaxide, com o sugestivo lema: "Do Verso ao Solidó", pois os poetas Tomás Ribeiro e Cesário Verde (e o escritor Camilo Castelo Branco) foram recordados, na sua passagem por Carnaxide.
Conduzidos pelo senhor João Carvalho, visitou-se a Igreja de S. Romão, Mãe d Água, a Senhora da Rocha. Saboreou-se num restaurante local, gastronomia bem portuguesa. E tentou-se visitar a Casa de Cesário Verde, transformada em creche, dirigida por uma ordem de religiosas, a clínica onde Camilo tentou recuperar da visão e a Filarmónica de Carnaxide, cujo percurso de quase 150 anos foi relatado pelo seu vice-presidente Coimbra.
As imagens de alguns momentos aqui ficam, documentando mais uma iniciativa da Aldraba, que teve a participação de um número considerável de jovens e o agrado dos que resolveram passar um domingo em Carnaxide.
No final, João Coelho disse um poema de Cesário (lera um excerto do autor do "Mensageiro de Fez" e do "D. Jaime" junto ao banco de pedra onde Camilo se sentava), Manuela Sacarrão leu Tomás Ribeiro e Luís Ferreira e Rosa Dias apresentaram versos da sua lavra
Bem Hajam a todos.
Luís Filipe Maçarico (texto e fotos)

1 comentário:

rosa disse...

Foi sem duvida um dia bem passado, sem pressas, sem horas marcadas, boa caminhada, bom almoço, boa informação, excelente convivio.
Terminando em Alcantara saboreando uma loira e uma morena entre um dedo de conversa e um prato de caracois.
Queremos mais.....
Aquele abraço da amiga certa.