"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

segunda-feira, junho 06, 2011

A Arreata de uma Frase: Nunca Digas Um Dia de Cada Vez...










Amiga/Amigo: Respira, voa, vive! - sempre com sonhos!, nunca um dia de cada vez! (e que me desculpem todos os que usam receitas embaladoras, como esta, sem pensarem bem no significado do que se diz), pois essa frase é uma arreata para nos domesticar, pelo medo de existirmos. Se os nossos antepassados pensassem assim, nós não tínhamos vindo a este Mundo...

Um dia de cada vez, impede-nos de planear a vida, de viajar, pelos mares e desertos, de conhecer outros povos e culturas, de estudar, de namorar, de crescer, tropeçando, de experimentar, de conviver, com temor de roubos e bombas, de desilusões e perdas, e põe-nos num abrigo-bunker, contra todos os perigos...

Acabamos por não viver, nem comunicar, pois ficamos à defesa, - meras flores de estufa (apenas com vida vegetativa), em vez de seres humanos que ousem sair do mundo virtual, para amar e contestar, que anseiam e se decepcionam, que se magoam e exultam, porque ARRISCAM!!!


Mesmo com a crise e a troika, com um país doente, com todas as dificuldades anunciadas, além daquelas que poderão surgir, mesmo que o Governo continue - como os anteriores - a criar-nos mais problemas, ou a não os resolver, ajudando, como sempre, os que menos precisam, resistamos, com o atrevimento de não pedir desculpa à vida por estarmos vivos, quando metade da população escolheu praia e curtição, evasão e alheamento e a outra metade seleccionou uma das várias opções...RESPIRA! VOA! SONHA!

Vive enfim a tua vida (tão) curta, contribui para o bem-estar dos que te rodeiam, - sejam humanos ou animais - e deixa uma marca: poema, árvore ou filho!

Porque LUTAR VALE A PENA (e viver também!)

Luís Filipe Maçarico (texto e fotografias - recolhidas na Tunísia)

3 comentários:

Ezul disse...

E sonhar sempre, porque sempre haverá uma luz que brilhe, por muito escura que seja a noite!
:)

Mar Arável disse...

Sonhos

mas acordados

Elvira Carvalho disse...

Sonhar sonhamos sempre amigo. E a vida mereceria a pena ser vivida sem sonhos? Mas quando se tem uma espada sobre a cabeça vive-se mesmo um dia de cada vez.
Um abraço e bom fim de semana