"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

domingo, maio 28, 2006

Eduardo Paniagua e Três Culturas








Ontem em Mértola, no recuperado Cine Teatro, assistiu-se a um excelente espectáculo, com música dos judeus sefarditas, dos árabes andaluzes e dos cristãos da Espanha Medieval, onde três culturas se desenvolveram.
Eduardo Paniagua apresentou cada intervenção do grupo, nomeadamente Ki Eshmerá Shabat, interpretada por um artista judeu que cantou em hebraico.
A sonoridade do alaúde, da flauta, do saltério, da darbuga, do pandeiro, das campaínhas, da cítara, das palmas, mais as vozes de um marroquino e de um andaluz, a solo e de todos em coro, transportou os espectadores para lugares do imaginário e da pura delícia, que a fruição da música com cambiantes orientais a tais divagações desafia.
Paniagua dedica-se há dez anos à recolha dos tesouros musicais que chegaram até nós através da oralidade. Este projecto tem três discos editados. O CD referente ao espectáculo que em Mértola assinalou o lançamento do 4º Festival Islâmico, que acontecerá no próximo ano em Maio, em data ainda por anunciar, integra uma voz feminina (Aurora Moreno) e mantém a beleza que ao vivo é uma maravilha.
Eduardo Paniagua nasceu em Madrid en 1952, é arquitecto e especialista em música da Espanha medieval. Aos 16 anos gravou os seus primeiros quatro discos o grupo Atrium Musicae, trabalhando nesse projecto entre 1966 e 1983, realizando concertos na Europa e América. A discografia produzida desde então, bem como a fundação de vários grupos, proporcionaram o reconhecimento internacional, pela qualidade e rigor do seu trabalho. Tem participado em festivais do mundo árabe, no Egipto, Líbano, Tunísia.
Para mais informações consultem:
http://www.ctv.es/USERS/pneuma/grupo.htm
Recomendo este disco e este espectáculo. estejam atentos!
(texto e fotos de LFM)

Sem comentários: