"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

quarta-feira, setembro 02, 2009

PROGRAMA DA FESTA DOS CHOCALHOS 2009 EM ALPEDRINHA NOS DIAS 18, 19 E 20 SETEMBRO




Acabei de conhecer o Programa do Festival dos Caminhos da Transumância, ou Festa dos Chocalhos como é popularmente conhecida e que se realiza em Alpedrinha no terceiro fim de semana deste mês.
Destaco o Concerto dos Al-Baraka, que conheci em Mértola, no Festival Islâmico. Actuarão na primeira noite no Largo do Chafariz, às 22h. Teresa Salgueiro, na noite de sábado, no mesmo local, pelas 22:30 e nesse dia (sábado 19 pelas 18:30 na Capela do Leão, a apresentação do livro de poemas "Cadernos de Areia" e do "Caderno Temático da Aldraba sobre Aldrabas e Batentes, ambos de minha autoria.
Espero ver-vos por lá!
>>>>>>>
PROGRAMA
>>>>>>>

"A transumância uniu, desde sempre, geografias e paisagens, costumes e gentes. Hoje, essa pluralidade, mais do que relembrar as sociedades passadas, assume um valor patrimonial de excelência.
Património colectivo que este evento cultural pretende revivificar com um alargado conjunto de iniciativas, cruzando a música pastoril, os produtos locais com as paisagens, a realidade com os sonhos.
=======
18 Setembro
=======
19h00 Abertura Oficial Ruas de Alpedrinha
Desfile com os Zabumbas de Alpedrinha, Pifaradas de Álvaro, Grupo de Gaitas de Foles "Transumância", Grupo de Gaitas de Foles "Os Carriços", Grupo "Tok'avacalhar", Grupo de Bombos do Alcaide, Acordeonistas, Grupo"Foles da Beira", “Ovelha Negra”(inserido no Festival Étnico)
*******
21H00 Animação de rua pelos grupos participantes no desfile Ruas de Alpedrinha
Actuação da Tuna Académica Largo Padre Santiago
*******
21H30 Foles da Beira Largo da Igreja
Grupo de Musica Popular da Casa do Povo Largo da Fontainha
Foles da Beira Capela do Leão
*******
22H00 Concerto - Gnawa Al-Baraka Largo do Chafariz
Grupo de Música Tradicional de Marrocos (Inserido no Festival Étnico 2009)
Grupo de Fados Largo do Salão Paroquial
Acordeonista "Sertório" Capela do Leão
Cottas Club Externato Santiago F. Beira Rua dos Valadares
*******
22H30 Foles da Beira Largo da Fontainha
Grupo de Musica Popular da Escola Secundária do Fundão Largo da Igreja
*******
23H30 Concerto – Dazkarieh Largo do Chafariz
((())))
Dazkarieh é uma banda de rock e de música tradicional formada em Lisboa em 1999. Partiram da ideia de criar música tendo como inspiração várias culturas do mundo. Cedo cresceram, tornando-se num dos mais activos e originais projectos da música portuguesa, ao aliarem instrumentos de várias proveniências (gaita de foles galega, acordeão, flauta transversal, tin whistles irlandeses, percussão africana, percussão árabe, baixo e guitarra) e vocalizações numa língua imaginária, criada pelo próprio grupo, com o objectivo de tratarem a voz como um instrumento autónomo e equiparável aos outros.
Vasco Ribeiro Casais - Nyckelharpa, bouzouki, gaitas-de-foles, flauta
Luís Peixoto – Bouzouki, bandolim, cavaquinho, sanfona
Joana Negrão – Voz, gaita-de-foles, adufe, pandeireta
André Silva - Bateria
*******
Acordeonista "Sertório" Largo do Pelourinho
*******
24H00 Grupo de Fados Rua dos Valadares
=======
19 de Setembro
=======
11H00 Arruada pelos chocalheiros de Vila Verde de Ficalho Ruas de Alpedrinha
*******
15h00 Festa da Lã Alpedrinha
*******
Carda-se e feltra-se um tapete de feltro ao som dos cantares do Alentejo,com o Grupo Coral Feminino do Alentejo e a Academia Sénior do Fundão.(Integrada no Festival Escrita na Paisagem) – Colecção B
*******
16H30 Lançamento do livro "Monte da Touca" de Francisco Belo Nogueira Capela do Leão
*******
18H00Animação de Rua Ruas de Alpedrinha
*******
Desfile dos Zabumbas de Alpedrinha, Rancho Folclórico da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra, Pifaradas de Álvaro, Grupo de Gaitas de Foles "Transumância", Grupo de Bombos de São Sebastião do Barco, Grupo de Gaitas de Foles "Os Carriços", Grupo "Tok'avakalhar", Grupo de Bombos do Alcaide, Acordeonistas, Tuna Académica, Fanfarra Sácabuxa e ainda com os “Ovelha Negra”(inserido no Festival Étnico)
*******
18H30 Lançamento do livro de poesia "Cadernos de Areia" de Luis Maçarico e dos Cadernos Temáticos da Aldraba Capela do Leão
*******
21H00 Animação de rua pelos grupos participantes no desfile Ruas de Alpedrinha
Concerto – Danae Largo do Chafariz
((())))
Danae, ao longo dos últimos anos, foi à procura de sons, imagens, palavras, histórias que conseguiu modular em melodias próprias com as referências mais variadas.
A música torna-se, sob este ponto de vista, uma prática aberta que encontra na troca de experiências uma mais valia para a produção de um trabalho sem rótulos.
As letras e as músicas, da autoria da Danae, inserem-se dentro de um campo de possibilidades criativas de difícil “ajuste” num estilo definido.
O novo projecto musical nasce após a redacção quotidiana de pequenas histórias escritas e vividas. O novo trabalho “ CAFUCA”, vai ser ter lançado em Março deste ano e conta com um formato musical simples mas que não vai deixar ninguém indiferente pela originalidade dos instrumentos envolvidos e pela riqueza e diversidade de sons e influências.
*******
Actuação do Rancho Folclórico da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra Largo da Igreja
Tuna Académica Largo do Externato
Acordeonista "Sertório" Largo do Salão Paroquial
*******
21H30 Grupo de Fados do Fundão Largo da Fontainha
*******
22H00 Grupo de Bombos de São Sebastião do Barco Largo da Igreja
*******
22H30 Concerto ”Matriz” - Tereza Salgueiro com Lusitânia Ensemble Largo do Chafariz
((())))
“Matriz é o nome que escolhi para apresentar este projecto em que pretendo partilhar convosco uma experiência musical que nos levará através do tempo e do espaço, tendo como fio condutor as palavras, os sons, as melodias e ritmos de vários autores, épocas e regiões de Portugal.”
“Recuando até ao Século XIII, construiu-se um percurso que visita as cortes palacianas e a tradição dos trovadores, mergulhando na expressão popular mais profunda, que se estende pelo Fado e interpreta autores contemporâneos, em busca da origem, da fonte, da Matriz.”
“Centrou-se a procura naquilo que se mantém e se desenvolve, no próprio respirar dos tempos - a chave e evocação de um universo de costumes, de histórias contadas, de formas de pensar e sentir, de desejos e sonhos, esboços de um carácter português.”
“É para mim uma honra e alegria imensas poder contar com um elenco de músicos extraordinários, reunidos por Jorge Varrecoso Gonçalves – Director Musical do Lusitânia Ensemble – e dispostos a acompanhar-me nesta aventura de levar esta Matriz aos palcos de muitos lugares.” Tereza Salgueiro
*******
Acordeonista "Sertório" Largo da Fontainha

*******
23H30 Acordeonista "Sertório" Rua dos Valadares

*******
24H00 Grupo de Fados do Fundão Largo do Salão Paroquial
*******
00H30 Concerto – Olivetree Largo da Fontainha
((())))
Olivetreedance é uma “ode” aos sons da terra e vem dar ênfase à música de dança produzida apenas com instrumentos acústicos: Didgeridoo, bateria e percussão.
Produzem ideias simples em contextos rítmicos complexos que recordam inspirações vindas do Amor da Fonte Suprema, para ouvirmos e dançar em harmonia nesta Nova Era e elevarmos a nossa consciência contribuindo para o equilíbrio do nosso Planeta e da Humanidade.
Com elas vamos ao reencontro dos valores reais do "ser humano", a Paz, a Harmonia, o Amor, a Compaixão, a Liberdade, a Verdade, a Criatividade e sobretudo a Sintonia com a Natureza…
A experiência expandida de Olivetreedance serve-se da mistura que bombeia Renato Oliveira no didgeridoo percussivo com uma disposição grande da percussão tribal de Tito Silva (congas, djembe, Krin, Berinbau, etc) ao qual se junta a influência contemporânea do kik do Pedro Vasconcelos na bateria, numa linguagem frenética cheia de figuras de estilo bem ao jeito das máquinas da actualidade.
=======
20 de Setembro
=======
08H00 Caminhada com rebanho Fundão (Praça do Município)
*******
10H30 Arruada pelos Chocalheiros de Vila Verde de Ficalho Ruas de Alpedrinha

*******
15h00 Lançamento do Livro " Histórias de um Tapete" Alpedrinha
«««««««
O livro “Histórias de um tapete” é contado, ele mesmo sobre um tapete de feltro, pela contadora de histórias Joaninha de Almeida (Integrado no Festival Escrita na Paisagem) – Colecção B
*******
16h00 Histórias de Chão – Hora do conto Alpedrinha
Duas histórias sobre o feltro, uma que retrata a produção de um tapete de feltro artesanal e outra que recorre ao mito de Noé e da sua Arca, com a autoria de Regina Guimarães e com ilustrações de Dina Piçarra e Regina Guimarães.
*******
17H00 Desfile Ruas de Alpedrinha
Desfile dos Chocalheiros de Vila Verde de Ficalho, Zabumbas de Alpedrinha, Grupo de Bombos da Junta de Freguesia do Fundão, Grupo de Bombos de Vale de Prazeres, Grupo de Bombos das Donas, Grupo de Bombos do Souto da Casa, Grupo de Bombos Toca a Bombar, Grupo de Gaitas de Foles "Os Carriços", Grupo de Chocalhos da Bouça, Rancho da Alegria dos Enxames, Acordeonistas, Grupo "Foles da Beira"
*******
18H00 Animação de rua pelos grupos participantes no desfile. Ruas de Alpedrinha
*******
21H00 Ruas de Alpedrinha Animação de rua pelos grupos participantes no desfile
Actuação do Rancho da Alegria dos Enxames Largo da Igreja
Actuação do Grupo "Foles da Beira" Largo da Fontainha
*******
21H30 Actuação do Grupo "Foles da Beira" Largo do Salão Paroquial
*******
22H00 Actuação do Rancho da Alegria dos Enxames Largo da Fontainha
Actuação do Grupo "Foles da Beira" Rua dos Valadares
Concerto Clássico Igreja Matriz

BOA FESTA PARA TODOS!

2 comentários:

Ana Martins disse...

Olá,
cheguei até aqui através da Elvira e ainda bem que o fiz, gostei do blogue e do que escreve.

Beijinhos,
Ana Martins

elvira carvalho disse...

Um programa em cheio, em que o amigo está envolvido. Desejo-lhe muita sorte com os livros e tudo de bom na vida.
Um abraço e bom fim de semana