"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

terça-feira, julho 31, 2007

Francisco Colaço e a Personalidade de João Gonçalves Carrasco




Partilho este Mail enviado por Francisco Colaço:
"Que bela jornada! O calor humano irradiado por todos quantos comungaram essa singela, mas tão significativa homenagem prestada ao poeta e exemplar cidadão que foi João Gonçalves Carrasco representou a frescura de que necessitávamos para combater o calor tórrido que se fazia sentir ontem à tarde. Não sei se exprimo bem aquilo que senti, que todos sentimos!
Foi muito gratificante para mim ter partilhado esse sentimento que se gerou à volta da memória daquela personagem tão singular. Os testemunhos daqueles que quiseram partilhar connosco o seu sentimento em relação ao homenageado foram de uma extraordinária grandeza e de valor humano que não se vive todos os dias.

Ontem à noite fui a casa do Luís Bartolomeu entregar-lhe o livro, tendo ficado muito sensibilizado pela lembrança e lamentou não ter ido. Já hoje estive com o João dos Santos, irmão do Zé Soares, a quem eu tinha desafiado para ir comigo. Só podia fechar a oficina a partir da 1 hora. (Isto aos 80 anos!). Ele podia enriquecer a sessão, pois é um bom recitador. E a sua poesia tem uma grande profundidade social. Para que recordes envio-te em anexo o poema do "Velho mineiro", que ele declama de cor com grande sentimento. Calcula que nesse nosso breve encontro ele o fez quando lhe estava a relatar a jornada de ontem.

No regresso a casa, no trajecto entre Entradas e Carregueiro, ainda tive tempo de fotografar esse cenário do amalhar de milhares de garças nesses eucaliptos. é um espectáculo impressionante. Esse cenário transporta-nos a paisagens africanas. A luz era muito fraca, pois o sol já desaparecera, o que dificultou a fotografia. Tenho que lá voltar um pouco mais cedo.
Um grato abraço do"

Francisco Colaço (texto e fotos)

2 comentários:

Fernando Pinto disse...

Gosto muito destas iniciativas culturais! A leitura que seguras deve ser boa, a ver pelas imagens...
É verdade, amigo Luís, tem estado muito calor! Aqui, em Santarém, o termómetro já marcou 43 graus!!!

Abraço do teu amigo Fernando Pinto

P. S. Gostava, um dia, de editar um livro de fotografia ou, então, um livro de contos "infantis" ou para adultos... Acabei de publicar mais um esboço desse meu sonho, no meu blogue "O Recanto do Conto". Passa por lá quando tiveres tempo e diz-me se gostaste...

Já sabes que as tuas palavras são muito importantes para mim. Sei que também escreves contos para a infância. Gostava de ler os teus!

http://sol.sapo.pt/blogs/fernandompinto/default.aspx

Podes colocar este "link" ou aceder a partir dos meus links (ver os meus escritos, perto do selo do "Olhar Ovarense").

Obrigado!

artigus disse...

que seria de mim se nao tiver conhecido pessoas como vos!!?