"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

domingo, abril 17, 2005

Um Batente do Porto


O fascinante batente que aqui se reproduz, exemplifica bem a diferença entre o que é uma aldraba (mostrada no post anterior) e o que é exactamente um batente. Até porque a forma da aldraba, variando de tamanho e de linha, mantém o modelo do seu design, ao passo que o batente será mais apelativo ao olhar, pois pode ter a configuração de uma cabeça humana ou de uma mão feminina que segura uma bola (antropomórfico) ou de um animal (zoomórfico), nomeadamente, cabeças de leão, serpentes, dragões, cães, etc.
Esta foto é reproduzida, a partir de um blogue que se cita com a devida vénia:
http://passoapasso.weblog.com.pt/arquivo/cat_recantos_do_porto.html Posted by Hello

4 comentários:

Mendes Ferreira disse...

olá querido Luis o menino ainda consegue que o Moscardo seja eleito e depois já imaginou o que seria desta cidade assim tão estranhamente povoada? de certeza que seria surreal... agora mais a sério venho dizer Saudade. Beijos.

ismael disse...

Esse modelo de batente é interessantissimo... Mas continuo a preferir as aldrabas! Pena que nos dias de hoje não seja possivel tê-las nas nossas portas. Pois seriam roubadas pela futura Associação para o seu espólio... VIVA A ASSOCIAÇÃO ALDRABA!!!
TODOS AO 25 DE ABRIL NA AVENIDA E DEPOIS AO ATENEU!

augustoM disse...

Curiosa a distinção entre batente e aldraba.
Um abraço. Augusto

oasis dossonhos disse...

Obrigado aos meus leitores. Puxão de orelhas ao menino Ismael... Então a associação pretende salvaguardar o património e vocemecê proclama o saque?
Não se brinca com coisas sérias!
Um abraço a todos
L.