"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

segunda-feira, janeiro 24, 2005

Não Resistir a Uma Ideia Nova ou "O Nome da Rosa" em Tomar pelos "Fatias de Cá"


Assisti há 24 horas a um excelente"O Nome da Rosa" adaptado a teatro por Carlos Carvalheiro, que também assina a encenação, representado pelo grupo "Fatias de Cá" durante quase 6 horas, no Convento de Cristo em Tomar.Os espectadores são encaminhados pelos protagonistas, por inúmeros espaços deste belíssimo monumento, para acompanharem as peripécias da obra de Humberto Ecco. A trama desenrola-se entre claustros e corredores, entre a sala do capítulo e a cozinha, entre o refeitório e a sala do forno,entre o scriptorium e a sala das cortes, entre a charola e a casa do prior. Perto de 40 actores e figurantes dão corpo ao texto, com soluções cénicas inesquecíveis, como a procissão de archotes com que o espectáculo começa, observada a partir das varandas do convento e a coreografia final no claustro de D. João III.
Ana Carvalho em Salvador, Carlos Carvalheiro em Guilherme e Vítor Hugo em Jorge proporcionaram, à frente de um elenco de categoria, a fruição de um anoitecer fantástico em Tomar. Mobiliário, guarda-roupa, adereços, luz, som, cathering (tudo divino!!!humm que deliciosa canja, a fazer-nos tropeçar no pecado da gula...)contribuíram para a envolvência do público, que subiu e desceu escadarias em caracol, espalhou-se pelos espaços, correndo pelos corredores, conforme o guião pedia, interagindo num misto de prazer e emoção.
No final foi possível saborear maravilhosas fatias de Tomar, enquanto os actores se misturavam com os espectadores, agora todos cidadãos a preparar o regresso às rotinas de mais uma semana de trabalho.
Aconselho todos aqueles que gostam de teatro e do bom gosto, da criatividade e de surpresas, a passarem um fim de dia em Tomar, com familiares e amigos, convivendo e usufruindo de momentos de arte, no cenário privilegiado de um dos monumentos mais belos do nosso país. Porque para o grupo "Fatias de Cá" é preciso "não resistir a uma ideia nova nem a um vinho velho"...
(Como ainda não tenho máquina digital, a foto é da Cristina Pombinho, que me desafiou para ir a Tomar assistir a esta maravilha. Trata-se de uma imagem da cidade de Granada vista do Alhambra/Alcazaba, ao entardecer...) Posted by Hello

1 comentário:

augustoM disse...

Luís confio plenamente no teu bom gosto, acredito ter sido um espectáculo inesquecível, com uns doces coventuais maravilhosos.
Um abraço. Augusto