"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

sexta-feira, abril 22, 2011

Voltar a Viana














Após uma passagem por Mértola, com destino a Niebla, pernoitando em Moreanes, com o prazer de ter viajado com Cláudio Torres, à ida e no regresso, dei um "salto" a Viana do Castelo, para pesquisar no arquivo do Notícias de Viana e nos reservados da Biblioteca Municipal (onde se guardam dezenas de números de A Aurora do Lima), desbravando exemplares dos anos 60, de ambos os periódicos...
A Carolina Figueiras acompanhou-me na tarefa, tal com a Cristina Brito, resultando dessa consulta inúmeras referências a José Figueiras, etnógrafo e poeta de grande valia.
Entrevistei mais pessoas, que conviveram com o Mestre, visitei o cemitério da Meadela e regressei, com a satisfação de mais uma intensa etapa, de trabalho de recolha, bem sucedida.
Ontem dei uma olhadela no ensaio da Ronda Típica e voltei há bocado a casa, com saudades daquelas bolas de Berlim, do Natário, e com a melhor impressão, que alguns amigos, como Nicolau Veríssimo e Laurinda Figueiras, que conheci por via desta investigação, me têm causado.
Por isso, voltar a Viana é sempre uma festa!

Texto e Fotografias: Luís Filipe Maçarico

1 comentário:

cristina disse...

Pela parte que me toca, é sempre um prazer tê-lo por cá. Beijo grande