"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

domingo, abril 10, 2011

Carlos Consiglieri conduziu mais uma Rota da Aldraba, "Do Castelo à Mouraria"
















































Esta manhã, a Aldraba realizou a sua terceira iniciativa, em três semanas - um passeio por Lisboa, denominado Rota da Aldraba - Do Castelo à Mouraria, animado por Carlos Consiglieri, conhecido olisipógrafo.

A Rua Bartolomeu de Gusmão foi a primeira do percurso, seguindo-se a Rua do Milagre de Santo António, rua de jardins suspensos e azulejos representando os milagres do Santo Popular dos Lisboetas, patrimonializado pelos italianos, em Pádua.

"Lisboa está cheia de marcas, sinais inteligentes, que as pessoas pisam sem ver", começou por dizer o nosso "guia", encantando-nos com as inúmeras revelações que partilhou. Os mais de vinte "peregrinos" do sol e do azul da manhã belíssima, primaveril, tiveram além desse privilégio, a felicidade de desfrutar as preciosas informações daquele homem, que conhece bem o património da cidade.

Consiglieri chamou a atençaõ para os quintais populares, onde reinam a nespereira, árvore emblemática da capital, pela cultura árabe e também o limoeiro e a videira, as latadas...

Admirámos pedaços da muralha fernandina, que serpenteia pela colina onde a iniciativa decorreu, calcorreando o antigo território da Comuna Muçulmana (que ia da Rua do Benformoso à Calçada dos Cavaleiros).

Ainda pudemos observar e admirar belas fachadas, como a do Palácio da Rosa e da antiga casa do Poeta Afonso Lopes Vieira.

Um grande Bem Haja a este Amigo, que pela segunda vez nos presenteou com os seus conhecimentos e uma energia fabulosa, proporcionando uma caminhada pela História da urbe, que a todos encantou.

Luís Filipe Maçarico (Texto e fotografias)

Sem comentários: