"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

sábado, abril 03, 2010

AOS BRAVOS DA CPM 8248










Ontem, fiz uma caminhada na Tapada das Necessidades. Ao passar pelo Jardim dos cactos evoquei os meses tensos de há 36 anos, quando cheguei a Moçambique no Dia das Mentiras.
Era no tempo da Mentira... Que tínhamos de defender a Pátria e não sei mais quê!!!...
Um punhado de jovens foi obrigado a deixar tudo, na flor da idade, para justificar as comissões chorudas dos tubarões com patente, que lucravam com o conflito, acumulando anos de serviço e por vezes galardões (e muita dinheirama, que a guerra dá dinheiro, como a sociedade capitalista alimenta os especuladores mais hábeis), situação partilhada com os restantes exploradores de África, governo de então inclusivé.
Foi nesse ambiente mental de medo, censura e opressão, que se desenrolava num cenário onde o esplendor da Natureza contrastava com a miséria dos humanos, que começou a minha libertação e a de muitos portugueses.
Passados estes anos, recebo (como sucede em todos os meses de Abril) a convocatória para um convívio em torno das iguarias de uma região do país e das memórias desse exílio forçado em África.
Soube pelo António Pinguincha Caeiro que alguns bravos da CPM 8248 já se foram embora.
Pela generosidade daqueles rapazes em 1974 - que partiram, pensando garantir com a sua dedicação a integridade do território luso - ouvi o canto dos melros, o rumor do vento nos galhos, um bando de papagaios enluarados, bebi todo o silêncio da tarde de sombras frias e sóis repentinos, para deixar aqui a minha singela homenagem a esses companheiros, que comigo foram desterrados (e enganados) indo bater com os costados a 13 mil quilómetros daqui.
Sendo hoje sábado de Páscoa e desde esta modesta tribuna digo: PAZ ÀS SUAS ALMAS!
Aos que sobreviveram às emboscadas da Vida, o abraço e o desejo que o reencontro onde não poderei participar seja bem divertido. No mesmo dia (10) estarei em Tomar, a tomar posse como Conselheiro Nacional da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto - uma tropa em que acredito mais do que aquela que nos impingiram e continua a produzir os seus embustes (veja-se o dos submarinos, etc.)
Luís Filipe Maçarico (texto e fotos)

Sem comentários: