"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

sábado, março 07, 2009

Mértola, Atmosfera e Imaginário








No belo terraço de cal, tivemos a nossa primeira aula ao ar livre, com o professor João Pedro Bernardes, que dinamizou uma reflexão sobre o Mediterrâneo.
Semana após semana os laços reforçam-se e à medida que o tempo vai sendo vencido, os sonhos e os desaires do colectivo que somos, vão sendo partilhados, no jantar de sexta, no almoço de sábado, nas pausas entre aulas, na interpretação do gesto, da presença estimulante ou da ausência estampada no olhar.
Esta semana, entre outros momentos, foi bom receber o abraço fraterno da Ana Isabel, ouvir a Ana Paula, acamaradar com a Ana Dias, o Rolando e o Marco no Lancelot, saber que a Sandra é uma mulher especial, resistente e irmã, e que a Mariana, de repente, ficou com cara de colegial. Adoro esta maltinha.
E assim vamos rumo ao futuro, embalados pelo Guadiana, por umas andorinhas tontas que descobriram a casa de banho ou pelas portentosas cegonhas que esvoaçam naqueles céus de azul vibrante.
O ar de Mértola entranha-se já no imaginário, sabemos de cor os caminhos, é bom regressar todas as sextas. Sinal de interesse e de vida, de saber um pouco mais e aprender a ser humilde.
Luís Filipe Maçarico (texto e fotografias)

Sem comentários: