"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

sábado, outubro 18, 2008

Mena Brito expõe no Cinema Londres e na Malaposta: Atmosferas do Corpo numa Arte com A Grande





No espaço de uma semana Mena Brito inaugurou duas exposições de desenho. A artista surge pujante nestes trabalhos que merecem uma visita atenta, fruindo Arte com A Grande.
Na galeria existente junto ao café do cinema Londres e na Malaposta, a criatividade desta pintora mostra-se com o requinte e a sensualidade deste traço que respira as "Atmosferas do Corpo".
E como escrevi há uns anos, a propósito da obra desta mulher arrebatadora, "A intranquilidade é talvez o traço mais vincado do seu carácter. Se assim não fosse, como poderia a resplandecente sensibilidade vir à tona, em cada tela?
Na pele da sua pintura, no traço dos seus desenhos, suor, veias, torsos, emoções, emergem sempre como um rio ou um raio, qual jacto vigoroso de uma irreprimível gestualidade, explosão de energia vibrante.
Através da cor, o corpo pulsa em formas de irrecusável envolvimento, que nos impelem à libertação de todas as barreiras. Saudosa de infinito, a memória espelha-se em alguns hinos de tinta.
São vagas de profundo ardor, os tons que se esbatem em contornos baléticos, ora doces, ora violentos, acentuando a primazia da terra (...) A partir do efémero e do vulgar, Mena Brito capta o sagrado e o fantástico. (...) Esplendorosa geografia da volúpia."
Luís Filipe Maçarico (texto e fotos, 2 de quadros de Mena e da própria na exposição da galeria do Cinema Londres).

1 comentário:

Fernando Pinto disse...

Os quadros são lindíssimos! Obrigado por partilhares estas pinturas, amigo Luís...

abraço