"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

sexta-feira, novembro 25, 2005

VII ENCONTRO DE POETAS EM ALPEDRINHA


Realiza-se no próximo dia 26 de Novembro numa iniciativa conjunta da Liga dos Amigos de Alpedrinha e da Junta de freguesia de Alpedrinha, o VII Encontro de Poetas de Alpedrinha, que decorrerá a partir das 21h no Salão Paroquial. A primeira parte deste evento será preenchida com a pré-apresentação do livro “Memória do Contrabando em Santana de Cambas - Um Contributo para o Seu Estudo”, da autoria de Luís Filipe Maçarico. A edição é da Câmara Municipal de Mértola e da Junta de Freguesia de Santana de Cambas, cujo presidente José Rodrigues Simão estará presente. A obra será apresentada por José Alberto Franco e pelo autor, com a participação de Rosa Dias, que declamará um poema que escreveu expressamente para este livro, acerca do tema.
A sessão, que terá intervenções musicais a cargo dos professores Carlos Ventura e Monia Roxo, prosseguirá com a intervenção dos poetas convidados para este sétimo encontro: Padre Manuel Igreja, Alice Peixeiro, Francisco Amaro, Luís Maçarico, Rosa Dias - todos repetentes - e Luís Jordão, estreante nestas lides, ex-autarca de Mourão, ex-presidente da Casa do Alentejo, director do “Almanaque Alentejano”.

Estes encontros têm já um historial apreciável, pois realizaram-se já 6 belos convívios, 2 dos quais internacionais, tendo participado ao longo deste 9 anos 8 poetas da Beira - Baixa, 6 do Alentejo, 5 de Espanha e 5 de Lisboa, além de 2 declamadoras da capital e 1 de Carregal do Sal.

Recapitulando, o 1ºEncontro realizou-se no Salão Paroquial em Março de 1997 e nele estiveram presentes os poetas alpetrinienses Braz Ribeiro, Elsa Chambel, Padre Manuel Igreja. Os poemas de Elsa, que tinha ganho a mais recente edição dos Jogos Florais de Alpedrinha foram na ocasião lidos pela pintora Mena Brito. Participaram ainda Jorge Rua de Carvalho e a declamadora Lucília Lucas, que apresentou o livro "O Sabor da Cal" de Luís Maçarico.

No 2º Encontro realizado a 3 de Julho de 1999 no Palácio do Picadeiro e além dos poetas residentes e de Luís Maçarico, intervieram António Figueira, Conceição Baleizão, Luís Graça e os espanhóis Fernando Diaz e Raul Vacas. A declamadora Esmeralda Veloso esteve igualmente presente neste encontro.

O 3º Encontro decorreu no Chafariz D. João V a 1 de Julho de 2000 e além de Maçarico e dos alpetrinienses, compareceram os poetas Cristina Pombinho e Pedro Albuquerque, bem como os espanhóis Joan Gonper, Fernando Gutiérrez e Juan Garochi.

O 4º Encontro aconteceu na Capela do Espírito Santo a 14 de Julho de 2001 e teve as participações dos poetas alpetrinienses a que se juntou Alice Peixeiro, e além de Luís Maçarico estiveram ainda Belmira Besuga, Francisco Amaro, os prémios de revelação da Associação Portuguesa de Escritores, Nicolau Saião e Ruy Ventura e Rosa Dias.

O V Encontro decorreu na Capela do Leão, em 14 de Novembro de 2003, com os poetas Jorge Rua de Carvalho, João Coelho, Luís Maçarico, Maria José Lascas Fernandes e Rosa Dias, além dos beirões Francisco Amaro, Alice Peixeiro, Elsa Chambel e Braz Ribeiro.
Durante este Encontro foi apresentado por Luís Maçarico o livro de poemas de João Coelho “Sementes de Verdade”

O VI Encontro, ocorreu em 27 de Novembro de 2004, no Salão Paroquial, com a presença dos poetas Cristina Pombinho, Margarida Alves, Conceição Baleizão, Rosa Dias e Luís Maçarico, que apresentou o seu último livro de poemas - “Caligrafia do Silêncio”, participando ainda neste evento a designer desta obra, Marta Barata.
Alice Peixeiro, Braz Ribeiro e Paula Lucas (cujos poemas foram lidos por Luís Maçarico e Cristina Pombinho) partilharam igualmente textos de sua autoria.

É justo sublinhar que estes encontros, sem o entusiasmo de Francisco Miguel Barata Roxo, o autarca de Alpedrinha, talvez nunca tivessem sido uma realidade de prestígio, que é lembrada por todos os que já participaram, enquanto protagonistas ou como ouvintes.
(fotografia de LFM)

5 comentários:

Conceição Paulino disse...

desejo k corra tão bem como os anteriores e seja igualmente gratificante.Bom f.s. bj de luz

Manuel Silva disse...

Tenho realmente muita pena de não poder estár com os amigos e nessa terra bela, onde as pessoas transbordam um carinho muito proprio e natural.
Manda comprimentos meus a todos e desejo que tudo corra bem. Cuidado com a chuva e o frio.

NMM disse...

Gostaría muito do tenher nas minhas manos o teu livro de poemas.

Um abraço, Luis, grande maestro.


Salut.

paula silva disse...

O que hei-de dizer? que lamento não estar presente em mais um lançamento de um livro teu... e
é mais um encontro de poetas que falho, sendo que nos últimos dois como convidada ausente...
Dias melhores virão e sei que tudo vai correr com aquela magia... do granito e das águas límpidas!
Um grande Beijão da Paula de Alpedrinha!

isabel mendes ferreira disse...

bom dia....Poeta. abraço. forte!