"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

domingo, janeiro 21, 2018

Carta Registada, com aviso de recepção, enviada ao Director do Expresso




Exmo Senhor Director do "Expresso":

Sabendo que ninguém é Dono de uma figura pública, constato porém que, havendo uma biografia acerca do mítico pugilista "Santa Camarão" - recentemente evocado por esse Semanário - na qual se sistematizou muita da informação pesquisada, e por esse jornal veiculada, ela não consta das Fontes que "são a base essencial da acção jornalística ", como lembra Carlos Manuel Chaparro (Chaparro, 1996:148).

Antes de mim, autor dessa obra ["Com o Mundo nos Punhos Elementos para uma biografia de José Santa Camarão", ed. CML/Desporto, 2003], todavia já muitos jornalistas desportivos de gabarito, em publicações especializadas, e também Beatriz Costa, Romeu Correia, Alberto Lamy ("Monografia de Ovar") e até o simpático "João Semana", divulgaram e /ou relembraram o Campeão.

Estranho pois que o articulista (Luís Pedro Cabral, pp. 50-55, da revista de 13/1/18) não cite nem as fontes das imagens, como acedeu a elas, nem onde foi beber a informação.

A biografia (que não esgota o tema, e venham mais mil artigos ou livros) está disponível na BN, Bibliotecas Municipais de Lisboa, Porto e Ovar, Universidades de Coimbra e Évora, ISCTE, UNL e Campo Arqueológico de Mértola, entre outras Bibliotecas...

Como Artur Bual dizia "Ninguém nasce sozinho!" e esta carta destina-se apenas a lembrar que antes de nós, outros abriram espaço para o Conhecimento, que por vezes se ostenta como se para trás houvesse somente um deserto. Ou será que a ética é uma treta?

Com os meus melhores cumprimentos

Luís Filipe de Almeida Vitória Maçarico
Antropólogo

1 comentário:

Elvira Carvalho disse...

Não citar as fontes, é imperdoável.
Um abraço