"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

sexta-feira, julho 29, 2016

Dois Sábados em Pias, Celebrando o Percurso de Mestre Romão Mariano- ferreiro, poeta, músico, cantor, actor












Participei em Pias, durante dois fins de semana - nos dias 16 e 23 (dois sábados à noite), na celebração do percurso de Mestre Romão Moita Mariano, o ferreiro poeta músico cantor actor. O pátio da Junta de Freguesia daquela vila do concelho de Serpa teve sempre, nas duas edições do evento,muitas dezenas de pienses, que durante mais de duas horas escutaram os poemas de Mestre Romão, através do próprio e de convidados como Maria José Balancho, Manuel Balancho, Luís Filipe Maçarico, Maria José Afonso, duas crianças do Ensino Básico local (dia 16) e os Mini Mainantes, mais  a actuação dos Grupos Corais de Pias: Ceifeiras, Camponeses, Mainantes, duas jovens fadistas e dois músicos dos "Cantares do Sul".

Está de parabéns o Executivo da Junta de Freguesia de Pias, pelo apoio a esta ideia, desenvolvida por Madalena Borralho, que assim concretizou um dos vários objectivos do Espaço Museológico Rural, criado há onze meses.

Um Poetódromo assim só vi em Morille em 2015, em que a população daquele  ayuntamiento de Salamanca assistiu à intervenção de poetas espanhóis e portugueses, como Fernando Fitas, João Mendes Rosa, António Salvado (celebrado por poetas presentes) e Suso Sudón.
Nos confins do Alentejo, autarcas e Povo mostraram como se pode Amar Portugal, salvaguardando a memória e a cultura da sua terra.

Luís Filipe Maçarico (texto) Fotos de A.I, LFM e Rui Cambraia (autor daquela imagem onde estou com Mestre Romão Mariano).

Sem comentários: