"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

segunda-feira, novembro 24, 2014

Cá se Fazem, Cá se Pagam...


Os governos da Holanda e da Finlândia, que se obstinaram, aquando do pedido de ajuda de Portugal, bolsando insultos ao nosso Povo, do alto do seu pedestal de Triplo A (concedido pelas agências de "Rating"), acusando-nos de sermos gente improdutiva, tombaram, como tordos, pois o Capitalismo tornou-se insaciável e autofágico. 

Neste momento, apenas Alemanha e Luxemburgo gozam desse estatuto...
Ocorre então evocar um acontecimento, recentemente descoberto, através de um comentador da Antena 1, na rubrica "Última Página", que me impressionou pela ingratidão revelada.

Passo a contar, com a ajuda do Diário de Notícias de há 70 anos.

Na edição de 21 de Abril de 1940, aquele matutino informava ter sido recebido "um "bem haja" da Finlândia aos portugueses. Enviada pelo representante em Lisboa desse país nórdico, a nota diplomática agradece a Portugal a ajuda, tanto em víveres como em agasalhos, durante a guerra russo-finlandesa do Inverno de 1940-1941. "Nunca poderá o povo finlandês esquecer a nobreza de tal atitude".

A actual geração de finlandeses que governa o país, mostrou-se insensível aos constrangimentos que atingiram os portugueses, ignorando o que os nossos avós fizeram pelos avós deles.

Por isso, foi com um sorriso, que soube, que uma das agências de "rating" quebrou a unanimidade, apontando a "Fraca evolução da economia e envelhecimento da população finlandesa", cortando a cotação que fazia aquela gente falar do alto de um trono, que julgavam eterno.

Cá se fazem, cá se pagam... 

Luís Filipe Maçarico (texto e fotografia)


1 comentário:

Elvira Carvalho disse...

Às vezes amigo, às vezes. Há por aí tanta impunidade...
Um abraço e uma boa semana