"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

sexta-feira, novembro 30, 2012

Siliana, De Novo, o Exemplo do Povo Tunisino


Milhares de habitantes da cidade de Siliana, organizaram hoje, 30 de Novembro de 2012, uma marcha pacífica, de rejeição à política repressiva do Governador, apoiado pelo Governo do Partido Islâmico, de Hamadi Jebali. 

Protestos anteriores, por causa da situação económica, foram reprimidos violentamente pela polícia, o que fez alastrar este movimento de insatisfação, levando as pessoas a deixarem os seus lares, partindo, em direcção à capital do país. Eis um vídeo que testemunha o que dizemos, além das duas fotos que também reproduzimos:



A marcha simbólica, em direcção a Tunis, foi decidida por militantes sindicais e políticos, bem como representantes da sociedade civil de Siliana.
Através desta iniciativa, os manifestantes pretenderam transmitir uma mensagem: "Deixemos o governador reinar sobre uma cidade deserta."



O actual Presidente da República da Tunísia, Moncef Marzouki, face aos incidentes dos últimos dias, que causaram feridos graves, dirigiu-se esta noite à nação, demonstrando solidariedade, para com as reivindicações dos habitantes de Siliana, condenando a violência inaceitável. Segundo ele, o governo não esteve à altura das exigências do povo, reprimindo os seus legítimos anseios.
Desde que o ditador Ben Ali foi afastado, a Tunísia tem sofrido constantes convulsões. Um dos mais recentes protestos, aconteceu quando os constituintes, tentaram impôr ditames de inspiração religiosa, considerando  a mulher, não igual ao homem, mas complementar, numa regressão de tudo o que este povo conquistou, com Habib Bourguiba, o primeiro presidente da Tunísia.

A forma como o povo tem reagido é espantosa, em comparação com o sonambulismo de outros.....

Luís Filipe Maçarico (notícia)
Fotografias recolhidas em:

2 comentários:

FRAGATA disse...

Sempre o povo a sofrer o que os governos opressores fazem, mandam! Na Tunisia começam as mulheres a ser as primeiras vítimas, com a regressão dos direitos adquiridos. Espero ansiosamente que o povo tunisino vença mais esta prova.
Céu

FRAGATA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.