"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

sexta-feira, novembro 23, 2012

O Espólio de Alves Redol - Comunicação num Colóquio da Sociedade de Geografia de Lisboa


Esta tarde, apresentei uma comunicação (a segunda, em quinze dias), acerca de Alves Redol, desta feita na Sociedade de Geografia de Lisboa. O Colóquio chamava-se "A Etnografia na abordagem literária – comentando obras de etnógrafos e referenciando a importância do acervo etnográfico em Bibliotecas e Museus da Península Ibérica” e teve as seguintes intervenções:

15h00 - Abertura pelo Prof. Doutor João Pereira Neto, Secretário Perpétuo da Sociedade de Geografia de Lisboa.

15h10 - Mestre Drª Maria Helena Correia Samouco: “A Etnografia na literatura de viagens - Entre a observação de Wenceslau de Morais e a de Fernão Mendes Pinto”.

15h40 - Prof. Doutora Ana Cristina Martins: “Entre a palavra e a imagem: a etnografia no discurso arqueológico”.
16h10 - Mestre Dr. Luís Maçarico: “Prática etnográfica em Alves Redol: Descobrindo o seu espólio do Museu do Neo - Realismo”.
16h40 - Mestre Dr. José Fernando Reis de Oliveira: “Alguns aspectos do acervo etnográfico do Museu Gonzalez Santana, de Olivença”.
17h10 - Prof. Doutor João Pereira Neto: “De Júlio Dinis (Livros integrados na Crónica da Aldeia) e Camilo Castelo Branco (A Brasileira de Prazins – Senas do Minho) a Paul Theroux (The Lower River) - quase dois séculos de diferença, a mesma preocupação com os detalhes etnográficos”. 

Grato à Senhora Professora Maria Helena Samouco, que me integrou na Secção de Etnografia, há alguns anos e ao Professor  Doutor João Pereira Neto, pelas gentis palavras que dedicou à minha intervenção, considerando o meu trabalho de qualidade e a minha postura de humildade. 
Escutei com muito interesse todas as comunicações, foi um prazer estar entre pessoas, que permitiram a partilha da sabedoria.
Bem hajam!

Na fotografia, da autoria do Professor Andrade Lemos, do Centro Cultural Eça de Queirós, Olivais, estão todos os comunicadores, a saber: Luís Maçarico, Professores Reis de Oliveira, Maria Helena Samouco, Ana Cristina Martins e .João Pereira Neto.


LFM (texto e foto da vitrine) Prof. Andrade Lemos (fotografia do grupo de comunicantes)

Sem comentários: