"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

domingo, janeiro 23, 2011

Dejá Vu


Porque razão não há mulheres a concorrer à Presidência da República, desde Lurdes Pintassilgo - e nunca mais houve um Primeiro Ministro do sexo feminino em Portugal?

Qual o motivo, porque nas eleições de 23 do corrente, algumas discursatas me fizeram lembrar um disco riscado, um déjá vu?
Parte dos senhores que se candidataram, parecia certos programas de rádio que, ao longo do dia repetem uma música, até ela ficar no cérebro do ouvinte...

Não consigo arranjar explicação para tudo. Nem transformar derrotas em vitórias...por muita pedagogia e solidariedade que queira compartir. Há décadas que colecciono "Vitórias" como quem apanha pancada.

Numa palavra: rifar a populaça - que vota em partidos que maltratam o cidadão - era uma hipótese...
Ou mudar de país. Mas o mundo não está um lugar pacífico.
Por isso, ocorre-me a frase de uma velha amiga de Cacia, que nos anos 70 se despediu de mim, na estação de comboio, gritando: "Coragem na luta, contra os filhos da puta!"

Texto: Luís Filipe Maçarico.
Imagem: pintura do artista moçambicano Malangatana, recentemente falecido.

1 comentário:

Sérgio O. Sá disse...

Sim, «rifar a populaça», sim! Mas ela não deve ser abandonada...!
«Coragem na luta contra os filhos da puta», gritou-lhe a sua velha Amiga, nos anos 70.
Também me veio à mente a quadra que em 1965 gritei, na parada do Regimento do Serviço de Saúde, em Coimbra, ao receber a notícia da minha mobilização para Angola. Quadra a que mais tarde chamei POEMA MERDA, e que, tal como naquela altura, faz todo o sentido no presente momento. Se me for permitido deixá-la aqui, ei-la:

Merda! Merda merda, merda, merda!
Merda merda, merda, merda, merda, merda.
Merda merda, merda! Merda! Merda merda,
Merda! Merda! Merda! Merda! Merda! Merda!

Como disse a sua Amiga, na hora da despedida: «Coragem...!» Mas tenhamos também paciência e esperança.
Um abraço.
S.O.S.