"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

quarta-feira, janeiro 20, 2010

Caminhos do Sul

Ando pelo sul, todas as sextas e sábados, há quinze meses. Abençoada hora em que decidi (depois de bem aconselhado) frequentar o Mestrado "Portugal Islâmico e o Mediterrâneo".
Aprendi coisas fabulosas e ousei sonhar de novo. Para mim, sair de Lisboa é sempre um alívio, pois apesar de ter a sua beleza, a cidade tem o germe da opressão, a começar por ser o lugar onde confluem muitas e desvairadas gentes...
O sul é o meu caminho.

A vida é feita de rotinas, pequenos nadas, surpresas, grandes emoções.
A minha tem sido intensa. Seja nas Associações, seja nos Amores, seja na Poesia que recebo de todos esses momentos de partilha.

De quando em vez, as palavras são também de revolta.
Nas Águas do Sul continuo a navegar, lamentando os Haitis deste Mundo e as pessoas, sem coração, que nos varandins dourados do planeta falam com desdém dos que sofrem, vomitam desumanidade com a barriga cheia...
Ontem acordei com a notícia que um cruzeiro de luxo atracou numa zona da ilha para a desbunda dos turistas ricos...como é possível?

À noite, quando cheguei a casa, após um dia de trabalho, a notícia que a minha amiga São tinha sido assaltada na Amadora, empurrada por uma escada, maltratada, esperava-me.

Quando Saramago fala de um Deus cruel, castigador, identifico-me com a sua visão. Apetece, perante tudo o que vejo, oiço e leio, perguntar mais uma vez: Que Mundo é este?

Luís Filipe Maçarico (texto e foto)

2 comentários:

Fernando Pinto disse...

É verdade,amigo Luís... Que mundo é o nosso?

A tua foto, essa, é de outro mundo! Abraço de quem nunca se esquece de ti, da tua poesia...

oasis dossonhos disse...

de Agostinho José Sousa Rodrigues
para lmacarico@gmail.com
data 28 de janeiro de 2010 00:16
assunto admirador de aguas do sul
enviado por gmail.com

ocultar detalhes 00:16 (18 minutos atrás)

Ola boa noite sr. Luis Filipe Maçarico, não me conhece mas eu sou leitor do blog "aguas do sul" e um admirador deste mesmo, tambem acho que temos algo que ambos gostmos, nas palavras que diz sei que gosta muito de Alpedrinha, terra que me deixou contagiado para sempre.
Fui destacado pela firma onde trabalhava para fazer a remodelação da rede pública da E.D.P deste lugar maravilhoso onde desempenhei um serviço que considerei muito bom e me deixou apaixonado por esta terra e pelos seus habitantes, certamente porque bebi muita água na Fonte da Fome junto á pensão Clara e segundo a lenda quem bebe daquela água fica sempre por Alpedrinha, eu não fiquei a residir mas esta terra ficou sempre no meu itenerario pelo menos duas vezes por ano, com o proposito de buscar azeite, queijo, enchidos e visitar bons amigos que lá habitam, tambem não tenho faltado á feira dos chocalhos, e já visitei a exposição dos presépios que são muito bonitos. Ora estou lhe enviando este mail pelo seguinte como lhe disse da minha admiração pelo seu blog tambem sei que escrever o livro com o titulo "Ar Serrano" e que o apresentou em Alpedrinha na Capela do Leão e eu nunca o consegui, e tanto o gostava de adequerir para enriquecer a minha pequena biblioteca porque tanto o tenho procurado aqui em coimbra onde resido e nunca o consegui se fosse possivel me facultar esse seu livro ficaria-lhe muito grato.
Deixo-lhe aqui o endereço do meu blog se quiser dar uma espreitadela: http://familiarelvaorodrigues.blogspot.com tenho poucas postagens.
Peço que me diga alguma coisa para o meu mail se lhe for possivel, BEM HAJA