"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

terça-feira, janeiro 08, 2008

UM PROJECTO QUE ORIGINOU UM BLOGUE

Jorge Cabral é o mentor.
Diz ele '' Tivemos como ponto de partida a Tunísia, país no Norte de África que é muito mais do que os complexos turísticos em moda na Europa. A Tunísia tem uma cultura forte e tradições ricas, que se expressam na literatura, nas artes plásticas e na música, entre outras. Um universo criativo capaz de inspirar uma míriade de outras expressões culturais em todo o mundo, nomeadamente em Portugal.
Minha Lua, Nossa Lua espelha essa realidade, o quotidiano dos tunisinos, o dia-a-dia da pessoa comum, as suas vivências e os seus espaços.
Os momentos registados durante duas viagens ao sul da Tunísia deram o mote para a longa caminhada que é este projecto. O objectivo principal é a experimentação, a partilha, a comunhão ou simplesmente a convivência entre a fotografia, o teatro, o multimédia, a literatura e todas as formas de arte e de expressão necessárias para comunicarmos as nossas ideias.
Não é pretensão inventar nada de novo, mas sim beber tudo o que nos rodeia, deixar-nos contagiar pelo que nos emociona, utilizar todas as formas de arte para criar algo nosso, transmitir o nosso olhar e revelar quem somos.
A Tunísia e os momentos vividos a Sul foram transportados para o espaço da criação e serão levados para onde houver pessoas receptivas a viajar connosco.
Não se trata de um retrato de um país, através de várias formas de expressão artística, mas sim do nosso olhar sobre a vida na Tunísia. Pretendemos expressar o mundo por via da arte.

Do trabalho de criação resultou uma exposição de fotografia, uma instalação multimédia e uma peça de teatro, direccionada especialmente ao público infantil. O projecto foi desenvolvidos por artistas profissionais da área da fotografia e do teatro, aos quais se juntaram poetas, artistas plásticos, historiadores e antropólogos, entre outros, que participarão no espaço palavras do deserto, partilhando conhecimentos, conversas, poemas, experiências…''

Foto-jornalista e actor, Jorge Cabral idealizou o projecto ''minha lua, nossa lua''. Eu vou colaborar...
Está tudo no blogue
http://minhaluanossalua.blogspot.com/2008/01/apresentao.html

5 comentários:

ismael disse...

Vamos todos ver Kamar, emocionarmo-nos com Kamar...
Apareçam. estão todos convidados

Fernando Pinto disse...

Gosto destas iniciativas... Força!

Abraço,
Fernando Manuel

rita grácio disse...

Sabe-se o dia e a hora, mas não conseguir perceber em que deserto se vão (des)localizar as palavras. Alguém me pode informar, por favor?

rita grácio disse...

vi o dia e a hora, mas não vi em que deserto português se vão (des)localizar as palavras. Alguém me pode informar, por favor?

Laura Garcez disse...

Que saudades do lançamento deste livro!