"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

sábado, março 11, 2006

A ALDRABA EM CORUCHE










No próximo dia 19 (domingo) a Aldraba - Associação do Espaço e Património Popular realiza o seu primeiro Encontro de 2006 no belo concelho ribatejano de Coruche.

Programa
:
  • 10 h - Encontro dos participantes junto à Igreja de Nossa Senhora do Castelo, de onde se avista toda a vila e vale do Sorraia;
  • 11 h - Visita ao Museu Municipal;
  • Tempo livre para visitar o centro antigo da Vila: a Igreja da Misericórdia estará aberta por forma a permitir a nossa visita;
  • 12.30 h - Partida para Santana do Mato com visita à igreja, situada perto da localidade e onde em tempos se realizava o cerimonial da bênção do gado;
  • 13 h - Almoço no restaurante Fonte Pau, também em Santana do Mato, com menu regional;
  • 15.30 h - No Centro Social, apresentação e exibição de um rancho folclórico, usando os mais diversos tipos de traje usados na região, acompanhada das explicações de um dos idosos da terra, versado no assunto. O Engº Téc. Agrário Joaquim Serrão -vereador da Câmara Municipal de Coruche - falará da produção de cortiça no concelho e o sr. Heraldo Bento abordará a pesca no Sorraia.
Mais informações no blogue da ALDRABA

Legendas das Fotografias (da autoria de LFM)
UM - João Costa Pereira fundador da rádio Sorraia, presidente do Clube Ornitológico de Coruche, colaborador de jornais locais, autor do blogue http://barbosebordalos.blogspot.com
João é um homem fraterno, sereno e de grande sabedoria. Foi um prazer partilhar com ele uma tarde de sol pela magia da sua terra, a par da delícia de um almoço na Fonte de Pau, bem comido e regado com vinho e queijo especiais.
Há muito que este convívio era desejado, tendo surgido hoje a oportunidade para o conhecer e escutar. A impressão não podia ser melhor. Há pessoas que nos deixam com a alma cheia de luz.
DOIS - A companhia da Margarida Alves, vice-presidente da direcção da Aldraba foi sete estrelas. José Prista e ela têm estado a organizar o Encontro de dia 19, com a preciosa colaboração de João Costa Pereira e das Juntas de Freguesia de Coruche e Santana do Mato.
TRÊS - Quiosque no Parque do Sorraia, perto da Praça de Touros.
QUATRO - Fonte histórica.
CINCO - Painel de azulejos (séc. XVI?) na Igreja da Erra.
SEIS - Guida fotografa aldraba numa porta da Erra.
SETE - Provável morábito na Igreja de Santana do Mato.
OITO - Interior do átrio da Igreja de Santana do Mato.
NOVE - Aspecto do Sorraia em Coruche (vista da Senhora do Castelo)

3 comentários:

J.C.Pereira disse...

Luis,
Só para precisar o empenho na preparação deste encontro do Presidente da Junta de Freguesia de Santana do Mato, o Amigo Joaquim Banha a par da colaboração exc elente do Amigo Jacinto Amaro que preside à Junta de Freguesia de Coruche.
Os homens da "rebera" e da charneca Sorraiana partilham a sua terra assim,com simplicidade, mas com um enorme orgulho das suas raízes.
um abç
João Costa Pereira

Mané disse...

Tenho pena de não poder estar, embora já tenha recebido o convite através de varios meios. Para além de um Fim-de-semana (18 e 19) estar em Oeiras a trabalhar, também vou ter uma serie de testes na semana seguinte.Um abraço grande e diverte-te.

Mendes Ferreira disse...

Luis....tão bonitas a fotografias...e Tu sempre a divulgar o que amas....e eu amo-te. prontos. tenho dito. por tudo o que és. de único.