"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

terça-feira, novembro 19, 2019

José Mário Branco O Eterno Resistente

José Mário Branco acompanhou-me desde a adolescência, quando os jovens da minha idade se afligiam com o cutelo da Guerra Colonial. 
As suas canções foram luz para a minha caminhada, questionando o Abril que faltou fazer, a manipulação capitalista disfarçada de democracia (burguesa).

José Mário Branco, nesta partida que todos temos de cumprir deixou-me substancialmente mais pobre, pois estamos a passar da geração da memória para a geração do imediato.
Tempo de vazio, em que basta um like ou um dislike para cada um achar que fez o que devia. Tão longe da cidadania. Tão longe da escala humana. 

A tecnologia vai devorar-nos, se não surgirem artistas que ponham tudo em causa. Vejo à minha volta, ao contrário do percurso dele, um punhado de jovens zombies a rimar amar com chamar e velhos que alinham em indizíveis misérias mentais talvez porque a Morte se aproxima, renegando o que defenderam ao longo da vida. 
Cobardes, que ajudaram a tornar os nossos dias (em todo o planeta) na empantufada submissão aos ditames dos poderosos, aplaudindo progressos e desenvolvimentos dos quais nunca beneficiarão. 
Os traidores estão infiltrados em todos os lugares. Oxalá a História evidencie os seres resistentes (e coerentes) como José Mário Branco. Eh Companheiro!...

Luís Filipe Maçarico

1 comentário:

Sandra C. disse...

Olá Luis.
Fiquei muito triste com esta partida. Apesar de as músicas dele não serem da minha geração (nasci em Dezembro de 74), sempre vivi a conhecer e a procurar músicas e textos de outros para entender o que se passou com este nosso Portugal antes de eu nascer!

Um abraço
Sandra C.
bluestrass.blogspot.com