"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

terça-feira, outubro 31, 2017

Encontro da Aldraba em Idanha-a-Nova: Um fim de tarde em Idanha-a-Velha

 
Idanha-a-Velha é uma aldeia com um riquíssimo espólio material, habitado por sabedorias ancestrais, como aquele senhor que nos informou como se celebra a serração da velha.
Visitámos desta feita - e sempre apoiados pelo autocarro que a RAIA GERAÇÕES nos proporcionou, e informados por Eddy Chambino - a torre de menagem, após uma caminhada pelas ruas, surpreendidos pelas construções em granito, que por vezes remetem para passados marcantes.
Mulheres idosas e gataria povoam recantos com flores, enquanto o sol se derrete nos rostos.
Memorável e encantatória, esta incursão num espaço, que pertenceu à família Marrocos, detentora de terras de perder a vista e também possuidora de um casarão monumental (que o actual governo vai restaurar com fins culturais), rés-vés com a catedral de influência romano-árabe.
Entardecemos a escutar estórias da História, admirando a torre de menagem, erigida sobre um templo romano...
Muito agradável foi a animação musical, a cargo de Solange (voz) e Tom (músico inglês radicado há anos nestas terras), presente inesquecível com que a associação RAIA GERAÇÕES brindou os viajantes. Bem Haja, Carlos Branco, pela boa surpresa que dinamizou uma noite em Relva (Monsanto)!!!

Luís Filipe Maçarico (texto e fotografias)

Sem comentários: