"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

segunda-feira, outubro 30, 2017

Encontro da Aldraba em Idanha-a-Nova: No Centro Cultural Raiano




No passado fim de semana, a Associação do Espaço e Património Popular ALDRABA realizou um novo encontro, desta vez no Concelho de Idanha-a-Nova, em parceria com a associação RAIA GERAÇÕES, que patrocinou o evento, pondo à disposição das três dezenas de participantes (aos quais se juntaram elementos da associação, que nos desafiara a fazer a viagem até àquelas terras da raia) um autocarro, que levou os visitantes, durante sábado e domingo a diversos locais daquele município do distrito de Castelo Branco. Foi igualmente ofertado um adufe miniatura, confecionado pelo artesão Relvas, que saudamos efusivamente. Trata-se de uma pequena grande delícia, que envolveu os nossos corações, com a magia da arte maior daquele artista.
O momento inicial do Encontro ocorreu no Centro Cultural Raiano, o primeiro espaço museológico rural do país, que recorda, - através de utensilagem, maquinaria e fotografia - a Agricultura nos campos de Idanha.
O Antropólogo Eddy Nelson Chambino, um dos anfitriões deste evento [com Carlos Branco e vários associados da Raia Gerações, designadamente Rogério Bentes, Tom Hamilton, João Abrantes e Hélder Pintado], explicou o contexto da criação da exposição permanente, resultante de uma pesquisa, coordenada pelo Professor Joaquim Pais de Brito, também ele Antropólogo, coadjuvado por Benjamim Pereira, ambos participantes no desenvolvimento do Museu de Etnologia.
No final da visita o presidente da autarquia deu também as boas vindas aos viajantes, que trouxeram muita vontade de participar e desfrutar da riqueza material e imaterial que esta terra de fronteira oferece a quem vem de longe...

Texto e fotografias de Luís Filipe Maçarico

Sem comentários: