Ontem, dia intenso.
Apresentação na Casa do Alentejo do estudo sobre "Cataventos", da Professora Zulmira Bento, publicado pela Câmara Municipal de Alcanena, que contém profusa ilustração fotográfica, designadamente artefactos de todo o país (continente e ilhas), pois a autora recorreu a alguns informantes privilegiados.
A Biblioteca teve uma boa audiência, tendo a Associação Aldraba participado, saudando esta sua nova associada.
Rosa Calado da direcção daquela Casa Regional, João Coelho, antigo presidente das Casas Regionais de Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos, também ex-autarca, dissertou sobre a importância do património identitário, dando vários exemplos e Luís Maçarico, autor do Prefácio falou do património e da memória oral, em tempo de globalização.
Zulmira Bento passou inúmeras fotografias com exemplares surpreendentes, debruçando-se sobre a simbólica destes objectos seculares.
A iniciativa decorreu, durante uma animação especial com quadros revisteiros, muita música e imitações pelo actor Canto e Castro. João Simões disse o poema "É de Noite" do meu 20º livro "É de Noite Que me invento", acompanhado de bailarinas.
Saúdo os 120 associados e dirigentes presentes no evento e todos os responsáveis que ao longo destes 110 anos fizeram da instituição um lugar na cidade de referência cultural.
Luís Filipe Maçarico (fotografias e texto)
Sem comentários:
Enviar um comentário