"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

sábado, outubro 08, 2016

Apresentação de um livro na Casa do Alentejo e Galardão no Grupo Dramático e Escolar Os Combatentes no seu 110 Aniversário







Ontem, dia intenso. 

Apresentação na Casa do Alentejo do estudo sobre "Cataventos", da Professora Zulmira Bento, publicado pela Câmara Municipal de Alcanena, que contém profusa ilustração fotográfica, designadamente artefactos de todo o país (continente e ilhas), pois a autora recorreu a alguns informantes privilegiados.
A Biblioteca teve uma boa audiência, tendo a Associação Aldraba participado, saudando esta sua nova associada.
Rosa Calado da direcção daquela Casa Regional, João Coelho, antigo presidente das Casas Regionais de Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos, também ex-autarca, dissertou sobre a importância do património identitário, dando vários exemplos e Luís Maçarico, autor do Prefácio falou do património e da memória oral, em tempo de globalização.
Zulmira Bento passou inúmeras fotografias com exemplares surpreendentes, debruçando-se sobre a simbólica destes objectos seculares.

Hoje foi outro dia intenso, muito reconfortante, em que na sequência do almoço de confraternização dos 110 Anos do Grupo Dramático e Escolar "Os Combatentes", e das habituais entregas de medalhas aos associados com 25, 50 e 75 anos de ligação à colectividade, foram galardoados alguns associados, entre eles eu, pela sua acção cultural e desportiva.
A iniciativa decorreu, durante uma animação especial com quadros revisteiros, muita música e imitações pelo actor Canto e Castro. João Simões disse o poema "É de Noite" do meu 20º livro "É de Noite Que me invento", acompanhado de bailarinas.
Saúdo os 120 associados e dirigentes presentes no evento e todos os responsáveis que ao longo destes 110 anos fizeram da instituição um lugar na cidade de referência cultural.

Luís Filipe Maçarico (fotografias e texto)

Sem comentários: