"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

sábado, outubro 15, 2016

Apresentação de comunicação em Conferência


Esta manhã, apresentei na Casa do Alentejo, a comunicação "Lisboa: destino de migrantes, confluência de identidades. As Casas Regionais", inserida na Conferência "Exílios, Migrações e Associativismos no Século XX.  A Professora Paula Godinho moderou as duas intervenções da manhã, tendo estado a primeira a cargo da Professora Maria Beatriz Rocha - Trindade.
Agradeço aos Amigos João Coelho e Tristão Cerqueira, pela bibliografia partilhada. E aos dirigentes associativos Albano Ginja, António Vicente, Pedro Franco, João Proença, Joaquim Brito e Rosa Calado, pelos depoimentos que enriqueceram o texto, além de outros testemunhos como o de Rita Cerqueira.
Creio que estive à altura do desafio formulado pelo historiador João Madeira, que me habituei a admirar pelo trabalho em torno das lutas operárias, com o rigor que é a sua marca identitária.
Obrigado também aos diversos membros da Aldraba presentes e às antigas colegas do Gabinete de Apoio ao Associativismo que funcionou no Departamento de Desporto da CML.

Curioso constatar que nestes dois anos de aposentação, tenho sido várias vezes solicitado para intervir, em diversos eventos deste tipo, por inúmeras instituições, enquanto no serviço onde desempenhava funções, passei os derradeiros meses sem tarefas. Os psicólogos explicam aliás muito bem estas circunstâncias: gente mal amada e incompetente, não suporta que ao seu lado haja quem possa produzir trabalho, pois temem que lhes façam sombra. A dor de cotovelo exprime-se por vezes de forma muito violenta. É bom que andem por este mundo muitos anos, para assistirem ao triunfo daqueles que tanto hostilizaram.
Por isso, sinto-me duplamente feliz. 

Luís Filipe Maçarico

Sem comentários: