Julgando não sofrer de xenofobia nem de fanatismos, pergunto-me o que terá de fazer a Marcha de Alcântara ( e outras) para merecer um outro olhar e avaliação, por parte do Júri das Marchas de Lisboa.
A fixação há longo tempo num ou dois bairros leva seguramente ao descrédito do certame.
Não me parece saudável, face à qualidade e originalidade dos Amigos da SFAE e de muitos bairros, que trazem o melhor de si para a rua na Noite de Santo António.
Tive oportunidade de assistir na televisão ao desfile na Avenida e pergunto-me sobre o porquê da classificação.
Sei que me vão acusar de radical, mas adorava que todas as Marchas injustamente classificadas este ano, em 2017 deixassem o júri a avaliar uma Marcha só ou duas...
Lisboa está à beira de ter marchas constituídas por figurantes a fazer de portugueses, como muito bem notou uma entrevistada pelo Público, face à avalanche de turistas que nada trazem de bom e aos comerciantes que não pagam impostos e oferecem ordenados diminutos.
Esperem! sugiro que também haja uma Marcha da Turistada, com rapaziada inglesa e americana a gritar Fuck You, como sucedeu há duas semanas, quando fui ao Bairro Alto e de um 3º andar castiço, alugado tipo hostel chunga, o grupo com quem eu estava, de antigos colegas de trabalho, foi insultado por imberbes marmanjos europeus.
Indizível a tasca que vomitava Amália, servindo tapas intragáveis, trazidas por uma senhora que podia ser birmanesa ou malaia...
Tão gira a interculturalidade!
Viva as Festas de Lisboa!
Lisboa é linda vista de longe. Um bom cenário para filmes indianos....
LFM
3 comentários:
entretanto o país vibra
já tem um ponto
Abraço
Este ano nem lembrei das marchas pelo que só vi as últimas quatro.
Um abraço
Confesso não andar pela baixa e por esses bairros mais castiços. Desconheço como andam as coisas, mas oiço falar. De dia, de passagem, nota-se uma presença massiva de turistas e um comércio virado para isso. A começar pelos ruidosos e (imagino) pouco confortáveis Tuc-tuc, rssrsrs.
A respeito das marchas, partilho dessa opinião. Também vi criatividade e coerência, até energia em muitas dessas que o jurí nunca escolhe. Dizem que as vencedoras são sempre Alfama, Mouraria.... não sei bem: sempre os "mesmos". Questionam-se os verdadeiros motivos, diante de tanta marcha bonita :D
Enviar um comentário