"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

quarta-feira, junho 15, 2016

Viva as Festas de Lisboa!

Julgando não sofrer de xenofobia nem de fanatismos, pergunto-me o que terá de fazer a Marcha de Alcântara ( e outras) para merecer um outro olhar e avaliação, por parte do Júri das Marchas de Lisboa.
A fixação há longo tempo num ou dois bairros leva seguramente ao descrédito do certame.
Não me parece saudável, face à qualidade e originalidade dos Amigos da SFAE e de muitos bairros, que trazem o melhor de si para a rua na Noite de Santo António.

Tive oportunidade de assistir na televisão ao desfile na Avenida e pergunto-me sobre o porquê da classificação.
Sei que me vão acusar de radical, mas adorava que todas as Marchas injustamente classificadas este ano, em 2017 deixassem o júri a avaliar uma Marcha só ou duas...
Lisboa está à beira de ter marchas constituídas por figurantes a fazer de portugueses, como muito bem notou uma entrevistada pelo Público, face à avalanche de turistas que nada trazem de bom e aos comerciantes que não pagam impostos e oferecem ordenados diminutos.

Esperem! sugiro que também haja uma Marcha da Turistada, com rapaziada inglesa e americana a gritar Fuck You, como sucedeu há duas semanas, quando fui ao Bairro Alto e de um 3º andar castiço, alugado tipo hostel chunga, o grupo com quem eu estava, de antigos colegas de trabalho, foi insultado por imberbes marmanjos europeus. 
Indizível a tasca que vomitava Amália, servindo tapas intragáveis, trazidas por uma senhora que podia ser birmanesa ou malaia...
Tão gira a interculturalidade!
Viva as Festas de Lisboa!
Lisboa é linda vista de longe. Um bom cenário para filmes indianos....

LFM


3 comentários:

O Puma disse...

entretanto o país vibra

já tem um ponto

Abraço

Elvira Carvalho disse...

Este ano nem lembrei das marchas pelo que só vi as últimas quatro.
Um abraço

Portuguesinha disse...

Confesso não andar pela baixa e por esses bairros mais castiços. Desconheço como andam as coisas, mas oiço falar. De dia, de passagem, nota-se uma presença massiva de turistas e um comércio virado para isso. A começar pelos ruidosos e (imagino) pouco confortáveis Tuc-tuc, rssrsrs.

A respeito das marchas, partilho dessa opinião. Também vi criatividade e coerência, até energia em muitas dessas que o jurí nunca escolhe. Dizem que as vencedoras são sempre Alfama, Mouraria.... não sei bem: sempre os "mesmos". Questionam-se os verdadeiros motivos, diante de tanta marcha bonita :D