"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

sexta-feira, junho 24, 2016

Mais Uma Vítima da Gula "Turística" em Lisboa

 Acabei de ler na página Facebook da Clara estas palavras:


"Hoje não há reiki ou boas energias que me valha!!! É oficial!!!já não quero estar sempre bem disposta ou ser compreensiva..ou fingir que tudo se resolve! Estamos mesmo a ser expulsos do centro da cidade!Os meus vizinhos foram notificados em casa... eu recebi uma notificação no emprego,em mão, para sair voluntariamente da casa onde vivo há 10 anos!!!!O prédio foi vendido a uma empresa espanhola para mais um Acolhimento Local!Daquelas cenas em que se brinca por uns dias às casinhas, a fingir que moram em Lisboa! Não... não somos contra o turismo,somos contra a desumanização da cidade!!!!!Estamos contra este mercado imobiliário desonesto e sem pensar nos lisboetas, nas pessoas. Numa reunião sobre habitação disseram-me ..."há ..até pensei que já não morava ninguém na baixa" Mora sim!!!!Tenho amigas com mais de 80 anos ...que nasceram e sempre moraram aqui.É ou era o nosso Bairro. Não estamos cá por ser moda. Há 10 anos,diziam-me que vir para a minha casa não era boa ideia porque a baixa estava vazia.Havia um PDM que nunca foi executado. Onde estão as leis neste país?Mas mesmo assim, há 10 anos viemos reabilitar a baixa com as pessoas que já viviam aqui,com os comerciantes!nós pessoas normais,que trabalhamos,pagamos impostos...Não foi por moda,foi uma opção de vida,numa cidade que amamos.Podemos escolher onde viver... não? Infelizmente...a maioria já se foi embora! Os meus vizinhos do prédio em frente,dois casais novos,tiveram de se ir embora porque aumentaram a renda para o dobro(pagavam 750€),agora é um hostel clandestino de um sr.estrangeiro,é um exemplo de centenas. Não,não sou contra o turismo... mas "eles",quem está a comprar quarteirões inteiros e expulsa quem lá mora,quem tem lojas (mesmo daquelas que vendem e são necessárias), é que são contra os lisboetas!!!Recebi uma notificação,por mão,no local do trabalho,foda-se!!!!!"

O senhor que há uns meses atrás comentou que eu desejava ver a Baixa vazia, quando comecei a aperceber-me deste flagelo (que me obrigou a deixar a cidade) devia lavar todos os dias a cara com merda. Lisboa está uma selva e há dias no "Público" o presidente dos Alojamentos Locais (incluíndo os Hostels) assegurava que 1/3 do Turismo da Capital é deste género. Dispenso-me de fazer comentários a essas e outras declarações, pontuadas pela arrogância do entrevistado.
Entretanto, desaguam na cidade - por dia - multidões de visitantes e diz-se que os alojamentos que existem ainda não são suficientes...

LFM

3 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Deplorável.
Ficamos sem palavras.
Abraço

Duarte disse...

É uma realidade que pude apalpar há dias no meu deambular pela baixa. Muitos turistas, muitas casas vazias e infinidade de carteiristas.
Quanto ao humano, muita gente linda e muita pobreza.
Saudações

Portuguesinha disse...

Se assim é, é lamentável.
O que essas pessoas que estão a ser notificadas precisam é de um excelente advogado. Ou de depararem com um a morar na baixa!! Porque quem entende como manobrar as leis e levar a sua adiante está cercado de advogados.

História mal contada...