"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

domingo, maio 18, 2014

Estranha Celebração do Dia dos Museus no Museu de Arte Popular

Domingo dia 18 de Maio, Dia dos Museus, reentrei no Museu de Arte Popular.
Esperava-me o vazio, que já tomou de assalto o Museu da Aldeia da Luz. A receita é similar...

A exposição permanente foi desmontada e as peças arrecadadas (no caso do MAP, tornaram ao Museu Nacional de Etnolgia, que acolheu o seu património, quando uma Ministra de Sócrates, decidiu extinguir o MAP)...

Tal como no Museu da Aldeia da Luz,o único espaço (diminuto) tornou-se galeria de Arte Moderna, justificando a manutenção precária de um edifício, com tanta história controversa.
Está na moda, pelos vistos, esvaziar Museus polémicos, ocupando-os com exposições temporárias, o mais descontextualizadas possível.


Como no local da Aldeia da Luz destinado a guardar as memórias de um Povo, aqui também exarei um protesto, no sentido do espírito do lugar marcar, em relação ao futuro, a relação entre os artesãos de todo o país e todos os visitantes, jovens estudantes, ou velhos reformados.

Este Museu (chamado de Arte Popular) rebaptizado do Saber - Fazer e da Sabedoria dos Portugueses, que vivem no interior ou no litoral, de Norte a Sul, deveria ser a montra da Criatividade Popular.

Com uma introdução, do que foi inicialmente e do primeiro momento, em que existiu - Estado Novo - mas essencialmente com um novo olhar, acerca do que se faz, quer do que se continua a fazer, em nome de uma tradição identitária, quer dos novos usos patrimoniais, que os artesãos urbanos vão introduzindo, no quotidiano dos citadinos, tais como jóias e utensílios, com design reconfigurado aos tempos actuais.

Estranha forma esta, do Museu de Arte Popular, querer celebrar o Dia dos Museus, tratando-nos como se fôssemos burros... 

Desrespeitando os nossos melhores artífices, como o Dr. Manuel Freitas, do "Museu do Ouro", de Viana do Castelo, que estudou, inovou e revolucionou a ourivesaria minhota.
As criaturas apodrecidas dos gabinetes, que se pavoneiam no grotesco mundo pimba do poder, "não sabem nem sonham"...

Luís Filipe Maçarico (texto e fotos)

1 comentário:

oasis dossonhos disse...

Marco Valente

23:19 (há 2 horas)

para mim
Marco Valente enviou-lhe uma hiperligação para um blogue:

Boa denúncia amigo. Tudo parece demonstrar uma estratégia montada de ataque aos aspectos identitários da nossa nação. Buscando uma europeização (forçada) das diversas nacionalidades.

Blogue: aguas do sul
Mensagem: Estranha Celebração do Dia dos Museus no Museu de Arte Popular
Hiperligação: http://aguasdosul.blogspot.com/2014/05/estranha-celebracao-do-dia-dos-museus.html