"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

domingo, novembro 11, 2012

O Arcaísmo Grotesco dos Pouco Polidos e a Modernidade do Visionário Redol

Na passada sexta-feira 9-11-2012, Vasco Pulido Valente, escreveu, a propósito da reeleição do Presidente dos Estados Unidos da América, que "A raça (é bom chamar os bois pelos nomes) determinou [a vitória ]". E exemplificou: "Quem votou em Obama? Trinta por cento dos brancos e uma esmagadora maioria de africanos (96%) de latinos (79%) e de asiáticos".
Vem isto a propósito do Colóquio, que decorreu, entre quarta feira, dia 7 e sábado, dia 10, entre a Universidade Nova e o Museu do Neorealismo, abordando "Alves Redol e as Ciências Sociais".
A Professora Paula Godinho, num dos mais brilhantes momentos do Encontro, referiu que a Noção de Raça, existente no tempo de Redol, segundo o autor de "Glória, uma aldeia no Ribatejo", "Não deve ser usada", preferindo "Talvez grupo étnico". Isto, dez anos antes de Jorge Dias publicar Vilarinho da Furna...
Luís Filipe Maçarico (texto e fotografias)


2 comentários:

FRAGATA disse...

Vasco Pulido Valente que alguém escreveu sobre ele um dia, não ser nem "polido nem valente", esgrima o seu grotesco arcaísmo, com a mesma imoralidade com que trocou seu verdadeiro nome, pelo do avô, por certo melhor pessoa. Infelizmente ainda anda por aí muita gente, superiormente instruída mas superiormente inculta e maldosa para continuar a falar, agir como esse e outras personagens. Tenho pena de não ter podido ouvir a Professora Paula Godinho bem como os que participaram nesse extraordinário encontro. Espero ler algumas das intervenções.
Maria do Céu

FRAGATA disse...

Vasco Pulido Valente, como alguém escreveu um dia não é "nem polido nem valente". O gotesco arcaísmo com que se referiu aos resultados do EUA assim o mostram. Infelizmente anda por aí muita gente superiormente instruída e superiormente maldosa na forma como se relacionam e se referem às pessoas. Não tive o prazer de ouvir a Professora Paula Godinho, bem como outros. Espero ler algumas das intervenções.