"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

domingo, maio 27, 2012

XXI Encontro da Aldraba em Mértola - Notícias do Primeiro Dia


A Aldraba realizou ontem, dia 26 de Maio e hoje, o seu XXI Encontro, entre a Mértola Islâmica e a Raia do Contrabando.
O vasto e intenso programa incluiu uma sessão inicial no Campo Arqueológico de Mértola, a cargo do Professor Cláudio Torres, Dr. João Miguel Serrão Martins, em nome da Câmara Municipal de Mértola, que apoiou a Aldraba, proporcionando a entrada nos espaços museológicos visitados e o presidente da direcção da associação, Eng.º José Alberto Franco.
Com real interligação com a Comunidade e a adesão de alguns amigos, que vieram de concelhos vizinhos, este encontro decorreu com agrado geral e um enriquecimento e convívio entre os participantes, que ficará certamente na história desta associação, cuja vocação é a salvaguarda do património e do espaço popular.
Seguiu-se uma visita ao Museu Islâmico, onde um dos participantes, presidente da ADPM, a convite de Cláudio Torres, evidenciou a importância do desenvolvimento local e do associativismo que valoriza as potencialidades regionais, proporcionando emprego.
O almoço (um delicioso gaspacho, entre outras iguarias maravilhosas) foi no Centro de Apoio a Idosos de Moreanes, na presença de dirigentes das associações envolvidas e dos que no terreno aprofundam conceitos como solidariedade, fraternidade, partilha, tendo o dr. Miguel Bento realçado a influência, desde muito cedo, do associativismo mutualista no concelho.

Muito emotiva foi a visita ao Museu do Contrabando, onde alguns sobreviventes contaram, diante de um grupo muito interessado, o seu testemunho, acerca daquela actividade, desenvolvida durante vários anos. 
Francisco Pereira e Francisco Neto, além de Maria Júlia Carrasco, que evocou a Guerra Civil de Espanha e o papel incontornável de seu pai João Carrasco, foram protagonistas das quase duas horas vividas naquela instituição, criada por José Rodrigues Simão, cujo nome ficará ligado ao património local, pois foi igualmente o obreiro do Centro de Apoio a Idosos de Moreanes, tendo editado dois livros que guardam a memória da freguesia.
Os participantes dirigiram-se  entretanto à Casa do Mineiro, tendo escutado a intervenção da responsável por aquele espaço e visitado alguns espaços emblemáticos daquele território mineiro.
O programa do primeiro dia terminou com um jantar convivial no restaurante Tamuje, seguido de uma noite de fados no CAIM.
Luís Filipe Maçarico (texto e fotografias)

Sem comentários: