"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

segunda-feira, julho 25, 2011

Chá de Tremoço: Benéfico para Ácido Úrico e Diabetes




No dia 4 de Agosto de 2004, estava este blogue a dar os primeiros passos, partilhei a receita do chá de tremoço, cujos benefícios são muito agradáveis.
Hoje, passados quase sete anos, e porque recomecei esse tratamento natural, após muito tempo de desleixo, volto a divulgar:

Lembrei-me de partilhar convosco, para dizerem a quem sofre de dores tão intensas, como aquela que eu senti há anos no tornozelo (parecia que estava a ser furado por um Black & Decker), que se pode ter melhor qualidade de vida. Aliás, quem me deu a receita - o professor Alfredo Flores - garantiu que ela mete na ordem, por uns tempos, não só o ácido úrico, como a diabetes.
Então é assim: durante 20 dias seguidos e sempre em jejum bebe-se um chá que é feito da seguinte maneira:
Metem-se de molho 25 tremoços, de um dia para o outro.
No dia seguinte, deita-se fora a água onde os tremoços ficaram de molho e dá-se um corte em cada um dos tremoços...vai ao lume, ferve, e bebe-se morno (podendo comer broa e misturar mel, porque é um bocadinho amargoso).
Repito: 25 tremoços cada dia durante 20 dias.
Descansa-se 5 dias.
Segunda fase: 20 dias a 20 tremoços...reparem, é tudo igual, menos o número dos tremoços: desceu para 20...
Descansar 5 dias.
Nova e última dose de chá em jejum, durante mais 20 dias...
Desta vez passa-se a 15 tremoços - e o resto já se sabe...pôr de molho, deitar a água fora, ferver em nova água, depois de retalhar cada um dos tremoços...
Se fizer isto com paciência, verá - tal como eu já pude constatar - que os valores descem...ácido úrico e diabetes abrandam...
É claro que também se tem de ter cuidado com a alimentação. Mas vale a pena o sacrifício: depois até dá para fazer exibições de contorcionismo...as dores desapareceram!
Abençoados remédios caseiros, como este que a mãe do professor Flores lhe ensinou, ele partilhou comigo e eu resolvi revelar-vos...
Aliás aquela senhora, disse-me um dia, que o seu quintal, em Matosinhos, é o melhor remédio para curar maleitas.
Quem transporta no sorriso a sabedoria de uma vida, merece estas palavras de agradecimento pelo bem que fez, de forma tão simples e desinteressada.

Luís Filipe Maçarico

18 comentários:

Carlos Alves disse...

Já há muitos anos, um antigo colega meu, ensinou-me uma receita de chá de tremoços que o pai dele bebia por casa da diabetes. Perdi o contato com esse colega e esqueci-me da receita. Só sei que não era tão elaborada como esta.
Muito obrigado

Rui Oliveira disse...

amigo, estou interessado em experimentar a sua receita, mas tenho uma dúvida: qual a quantidade de água que se deve usar de cada vez que se colocam os tremoços de molho e respetiva fervura?

Rui Oliveira disse...

amigo, estou interessado em experimentar a sua receita, mas tenho uma dúvida: qual a quantidade de água que se deve usar de cada vez que se colocam os tremoços de molho e respetiva fervura?

Rui Oliveira disse...

amigo, estou interessado em experimentar a sua receita, mas tenho uma dúvida: qual a quantidade de água que se deve usar de cada vez que se colocam os tremoços de molho e pra seua fervura?

oasis dossonhos disse...

a água...o tamanho de uma caneca..um púcaro...

Rui Oliveira disse...

já comecei a tomar o chá de tremoços, mas para nao ter q o fazer todos od dias, faço logo para 4 dias, isto é, fervo 100 tremoços em 4 canecas de água. acha que assim poderá perder qualidades?

Rui Oliveira disse...

Já comecei a tomar o chá, mas para não ter que o fazer todos o dias, faço para 4 dias numa só vez, isto é, fervo 100 tremoços em 4 canecas de água. Acha que assim poderá perder qualidades?

Logosplace disse...

Há vários anos que meu marido é diabético. Não toma medicamentos. O chá de tremoço resolve-lhe o problema.Logo que foi detetado foi medicado.No início conjugou metade da toma medicamentos com o chá. Media o índice. Passado algum tempo eliminou o medicamento. Há vários anos só tom o chá diariamente. É sagradinho e come absolutamente de tudo.
Como o fez. No início começou com 14 tremoços secos. Coloca-os em cerca de 1 copo e meio de água,deixa ferver 7 a 8 minutos. Deixa-os na água durante a noite, no dia seguinte bebe "o chá" em jejum. Também o fez no microondas, aí são 4 minutos. Continuava e medir os índices foi reduzindo o nº de tremoços. Agora já só usa 6 ou 7.Levou vários meses até ver os efeitos totais. Obeteve benefícios para a saúde em geral. O chá é amargo que se farta. Li vários sites onde referem que o tremoço seco é tóxico. Não sei. Sei é que toma isso há mais de 10 anos e nunca detetou nenhum efeito secundário.
Há pessoas que dizem não sentir efeitos do chá. Não sei, talvez não tenham tido a persistência que ele teve.Não há um dia que não tome a receita. Tremoços vão connosco para todo o lado, como se de um comprimido se tratasse.Um dia o médico de família perguntou como consegue ter isto tão bem controlado? Ele então contou-lhe. Mas já tomava o dito há mais de 3 anos.

Logosplace disse...

Há vários anos que meu marido é diabético. Não toma medicamentos. O chá de tremoço resolve-lhe o problema.Logo que foi detetado foi medicado.No início conjugou metade da toma medicamentos com o chá. Media o índice. Passado algum tempo eliminou o medicamento. Há vários anos só tom o chá diariamente. É sagradinho e come absolutamente de tudo.
Como o fez. No início começou com 14 tremoços secos. Coloca-os em cerca de 1 copo e meio de água,deixa ferver 7 a 8 minutos. Deixa-os na água durante a noite, no dia seguinte bebe "o chá" em jejum. Também o fez no microondas, aí são 4 minutos. Continuava e medir os índices foi reduzindo o nº de tremoços. Agora já só usa 6 ou 7.Levou vários meses até ver os efeitos totais. Obeteve benefícios para a saúde em geral. O chá é amargo que se farta. Li vários sites onde referem que o tremoço seco é tóxico. Não sei. Sei é que toma isso há mais de 10 anos e nunca detetou nenhum efeito secundário.
Há pessoas que dizem não sentir efeitos do chá. Não sei, talvez não tenham tido a persistência que ele teve.Não há um dia que não tome a receita. Tremoços vão connosco para todo o lado, como se de um comprimido se tratasse.Um dia o médico de família perguntou como consegue ter isto tão bem controlado? Ele então contou-lhe. Mas já tomava o dito há mais de 3 anos.

oasis dossonhos disse...

Muito obrigado pelo seu valioso testemunho. Acrescentou bastante sabedoria (com a experiência) ao meu singelo conhecimento, trazido de uma visita a Matosinhos, pois foram-me relatados por um amigo nortenho, ex músico da Gulbenkian, economista e antigo dirigente associativo, que sendo diabético e tendo ácido úrico, fazia este tratamento. Continuação desses bons e maravilhosos resultados. Cumprimentos.

António Martins disse...

Deixo a minha receita de tremoços : idêntica :a diferença é no tenpo de fervura "5min." e no tempo de espera"intervalo 10 dias" e não 5.

naoko disse...

Maravilha, não sabia que era tão bom este chá de tremoço. Exatamente como dizem , fervo, parto-as no meio e cozinho, e tomo o chá diariamente. Fiz o exame de sangue e tomava o remédio para colesterol, mas milagrosamente o colesterol foi abaixando de 280 para 130, e o diabetes baixou. A doutora suspendeu o sinvastatin, e estou feliz da vida porque não é bom depender de remédio para manter a saúde.



naoko disse...

Maravilha, não sabia que era tão bom este chá de tremoço. Exatamente como dizem , fervo, parto-as no meio e cozinho, e tomo o chá diariamente. Fiz o exame de sangue e tomava o remédio para colesterol, mas milagrosamente o colesterol foi abaixando de 280 para 130, e o diabetes baixou. A doutora suspendeu o sinvastatin, e estou feliz da vida porque não é bom depender de remédio para manter a saúde.

angelino macedo disse...

pois eu sempre teve problemas com o clostrol alto desde que me deram uma receita.em tomar 3 tremoços bravos todos os dias de manha resolvi o problema o clostrol niveis desejaveis,assim como para acido urico e articulacões é um tremoço normais crú em jejum assim ivita a medicação que só te~em drogas.

Nuno J.T. Rocha disse...

Boa tarde sou diabético tipo 2 , pessoa conhecida disse-me para engolir um tremoço seco em jejum durante 21 dias parar 5 e recomeçar . Gostava de experimentar a V. receita ,já que tenho lido que o tremoço seco é tóxico ,mas estou com um problema em Lisboa não encontro tremoços secos à venda. Alguém me dá uma ajuda e indica como / onde posso comprar o tremoço seco . Obrigado

oasis dossonhos disse...

Amigo Nuno Rocha:Por detrás do Mercado da Ribeira, vendem-se tremoços e outros produtos numa loja antiga que sobrevive. Da última vez que fiz o referido chá foi nessa loja que me aviei...Um abraço.

Nuno J.T. Rocha disse...

Obrigado pela dica . Fui lá e comprei numa loja que vende sementes.Bem haja

irene disse...

Pode comprar em qualquer casa de sementes ou de raçöes.