"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

domingo, dezembro 19, 2010

Desabafo


Conforme decidido, entre a organização e os nove alunos, do mestrado que frequento, - que se comprometeram a fazer tese, - em reunião efectuada no final de Outubro, sexta feira saí de Lisboa, no expresso das 9 e 30, para apanhar a carreira das 13 e 45 para Mértola...pois era preciso preparar a apresentação, no dia seguinte, dos avanços da tese que decidi realizar.

No sábado, como foi hábito durante dois anos, entrei na Casa Amarela e mostrei aos professores, do Campo Arqueológico de Mértola e da Universidade do Algarve, tal com o companheiro de mestrado, Marco, a evolução do trabalho realizado nos últimos meses.

Os professores Cláudio, Santiago, Susana e Luís Filipe acompanharam-nos. Este último, por volta das 13h, abalou para Faro, de onde viera manhã cedo, conduzindo, debaixo de chuva intensa, para dirigir uma aula, pelas 14 e 30h.
Será que nenhum dos alunos ausentes pensou, que estas pessoas também trabalham, como eles?

Independentemente dos motivos que cada colega tinha, para não cumprir o combinado, chocou-me que sete não tenham aparecido, pois houve dois meses, para a maioria, - que não esteve, - sugerir outra data.

Estamos a falar de mestrandos que pagaram (durante dois anos) propinas, transportes, alojamento e alimentação fora de casa, e tiveram de ler muito, fazendo o sacrifício de permanecerem quase dois dias, a muitos quilómetros da família, alguns até com filhos pequenos.

Se podem ser considerados, como fazendo parte de uma "elite"... então, que não nos espante, por esta amostra, o facto das elites governativas serem aquilo que são, enquanto espelho de um povo!

Luís Filipe Maçarico

Sem comentários: