"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

sábado, dezembro 04, 2010

Aldrabas e Batentes nas Portas de Viana do Castelo


















Viana do Castelo possui um património notável nas suas portas: aldrabas e batentes, que os ferreiros de antanho moldaram, nas suas oficinas, com uma criatividade que deve ser destacada. São estas jóias imperceptíveis que conferem um valor afectivo às velhas ruas das nossas cidades, vilas, aldeias, pois o tempo que evocam é o da escala humana, de uma vida onde a pressa não era desejável...
Preservá-las é defender a identidade dos lugares, com respiração poética, que ainda nos encantam.
Moradores, proprietários, construtores, arquitectos e autarcas devem pensar nestas questões, que em certos territórios urbanos não foram ponderadas.
Aqui ficam algumas imagens que documentam estas reflexões, com os parabéns ao Povo de Viana, por ter sabido guardar estes tesouros, que chamam a atenção dos viajantes atentos.

Texto e imagens (recolhidas em Maio e Novembro de 2010) de Luís Filipe Maçarico

2 comentários:

José Rasquinho disse...

Alguns bonitos exemplares recolhidos!
Também já lá recolhi alguns, e muitos mais ficaram por registar, numa cidade onde este património está ainda bem preservado.
Abraço.

Agulheta disse...

Amigo Luís. conhecendo tão bem Viana do Castelo e suas gentes,adoro esta cidade que tenho por adopção.Sempre que posso vamos para Viana onde tenho casa,e vejo que nutre uma ternura por esta cidade.Realmente tem razão com o que aqui escreve,até na Biblioteca Municipal tem um grado para com os seus leitores o que não tem na cidade onde moro já lá vão 35 anos,organização e grande variedade.
Gostei muito do que escreveu...obrigado.
Beijinho de amizade