"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

domingo, outubro 04, 2009

Festival do Chícharo 2009 em Alvaiázere
















A Aldraba foi este domingo ao Festival do Chícharo, em Alvaiázere, simpática vila, sede de concelho do distrito de Leiria, aconchegada pela serra de Sicó.
Às onze da manhã, no auditório da Casa da Cultura, apresentámos "Aldrabas e Batentes de Porta. Uma Reflexão sobre o Património Imperceptível, tema do primeiro caderno temático da Associação do Espaço e Património Popular.
O Eng.º Carlos Graça, Vereador da Câmara Municipal de Alvaiázere, José Alberto Franco, presidente da direcção e o autor, Luís Maçarico, apresentaram ao público presente este estudo, sensibilizando os dirigentes da Aldraba os residentes e autarcas, para a necessidade da preservação dos materiais quase invisíveis, que nos rodeiam e são testemunho dos nossos antepassados.
O Festival do Chícharo é uma festa reinventada, a partir de um produto da terra - a leguminosa que protagoniza estes dias especiais, que trazem a Alvaiázere artistas e público de todos os lados.
Exposições alusivas, encontro de coros, mercado de frutos secos, enchidos, doçaria - e muitas delícias gastronómicas, além de chás, tremoços e sabonetes exóticos. Também com artesanato. Coincidiu ainda com este evento um desfile de automóveis antigos...
Luís Filipe Maçarico

1 comentário:

Elvira Carvalho disse...

Excelente reportagem. Obrigada
Um abraço