"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

segunda-feira, agosto 11, 2008

Rua Prior do Crato: Agradecimento à Junta de Freguesia dos Prazeres, Crítica aos Comerciantes de Restauração e à Câmara Municipal de Lisboa








Após a queda aparatosa de que vos dei nota neste espaço, contactei o senhor presidente da Junta de Freguesia dos Prazeres, contando-lhe o sucedido.
Apraz-me registar que o autarca mandou reparar o lancil, que estava espatifado e em escassos dias a população que atravessa aquela passadeira voltou a ter o chão mais seguro. Também o piso foi lavado, certamente por influência do senhor engenheiro João Magalhães Pereira, que é conhecido em alguns departamentos da Câmara Municipal de Lisboa pela persistência com que procura envolver o Município na resolução dos problemas do território para cujo executivo foi eleito.
Pena é que o piso imundo, seja retrato da falta de higiene de algum comércio local, que derrama para a via pública detritos resultantes da sua actividade comercial, prejudicando a nível visual e olfactivo quem por ali passa e deixando na rua resquícios de gordura que ajudam a potenciar quedas, como foi o caso da dona Zaida, que andou com dores, muletas e muita fisioterapia ao preparar-se para atravessar a fatídica passadeira.
Bem Haja pelo que está feito, mas como se pode ver, continua a ser necessário sensibilizar a Câmara e aquela gente para não fazer na rua o que certamente não fazem nas casas onde moram.
Se a sensibilização não resultar, há que pensar noutras medidas. Para que não aconteçam coisas piores aos indefesos peões, muitos deles idosos, que deslizam, não numa pista de esqui mas num vazadouro de líquidos nojentos coalhados, que há muito poliram as pedras da calçada.
À Câmara competirá a sensibilização sanitária e repavimentar o alcatrão, esburacado há muitos anos, com restos da linha do eléctrico desactivada, ou seja, cheio de alçapões que provocam também eles quedas aparatosas, segundo informação de cidadãos que trabalham perto.
LFM (texto e fotos)

2 comentários:

fatima sà disse...

Olá Luís, ainda bem que alguma coisa já foi feita pelo nosso Presidente da Junta de Freguesia dos Prazeres, bem haja por isso mas, será que o Sr. Engenheiro Magalhães Pereira já se deu conta do cheiro nauseabundo que sai da Marisqueira "OPalácio" onde um dia destes, mais precisamente no dia 5 de Agostde 2008 por volta das 14h quando ia a passar junto de uma porta da referida marisqueira que presumo dê acesso à cozinha, vinha um empregado com um alguidar cheio de um liquido de cheiro intenso e que, à minha frente despejou na sarjeta , meio fora, meio dentro e, lá ficou uma poça.... Mais à frente continua o piso escorregadio do talho. Toda aquela zona "O Palácio" -Talho mais parece uma rua do "3º Mundo" tal a falta de higiene e de civismo.
Lembro-me que já fiz um comentário neste mesmo blog em 24.07.08 para "Queda na passadeira, em Alcântara" de 20.07.08
Beijinhos Luís
Fátima

oasis dossonhos disse...

Do Dr. Augusto Cortes, recebemos em 12 de Agosto de 2008 esta mensagem:
"Muito me apraz saber que já tens os passeios em condições na tua rua e que te restabeleces-te da queda ,o mesmo não acontece em muitas artérias da cidade onde desde buracos a merda de cão e outro lixo que se vê na cidade, tudo acontece;francamente gostava de te ter visto estatelado no chão,mas como estás mais magro com as poções que andas a tomar naturalmente a queda não foi coisa de grande monta.
Abraço"