"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

domingo, julho 20, 2008

Queda na Passadeira, em Alcântara





Uma destas manhãs, a caminho do trabalho, ao atravessar a passadeira em Alcântara, caí sobre o empedrado do passeio, como se tivesse dado um salto mortal para dentro de uma piscina.
O piso anda escorregadio, gordurento (contaram-me que as cervejarias lavam os contentores na rua, expelindo detritos, o que provoca quedas constantes) e a Câmara Municipal de Lisboa não lava as ruas.
E como se não bastasse, o lancil está destruído, como as fotografias evidenciam... Só podia cair perante tanta incúria... e como não possuo motorista à porta e tenho de usar o passe social para chegar a qualquer lugar da cidade...
Num país civilizado, não teria pago os balúrdios que tenho gasto na farmácia e na ida ao médico...
Mas, como vivo neste sucedâneo de Marrocos, valha-me ao menos ser gordo, pois na queda, apesar de ficar bastante dorido, nas costelas flutuantes, e de ter de tomar antibiótico, a "almofada" corporal protegeu-me de perigos maiores.
Em nota final, registe-se que fui auxiliado por dois toxicodependentes, que demonstraram grande humanismo!
À atenção da Junta de Freguesia dos Prazeres, para que mova as suas influências, no sentido de ser reparado o lancil, lavado o piso e vigiadas as tentações de deixar na rua impurezas e detritos, provenientes da actividade das marisqueiras.
Aliás, o cheiro local passou a ser de marisco podre.
Quem tiver dúvidas, passe por lá.
Luís Filipe Maçarico

4 comentários:

Bichodeconta disse...

Dificil seria não cair, tal o estado de alguns lugares onde temos inevitavelmente de circular..A situação piora quando se trata de pessoas com algum problema fisico ou de locumoção..Os invisuais são grandes vitimas deste tipo de situações.. E os dinheiros públicos vão pela sargeta.. Tinha perdido o rasto deste blog de que gosto bastante..deixo um abraço e o desejo de boa semana..Ell

oasis dossonhos disse...

Recebemos por E-mail o seguinte comentário:

"Olá Luís tem toda a razão sobre o estado degradante do dito passeio onde passo todos os dias e, sobretudo para a falta de higiene para a qual já chamei a atenção.
Acho que temos de criar o Grupo de Amigos do "Largo de Alcântara".... O que se passa em termos de higiene naquilo que é na realidade o final da Rua Prior do Crato é vergonhoso. É a porta de entrada da nossa freguesia e, é um sítio onde a imundice mora 24 horas por dia. Imundice provocada pelas marisqueiras e, a pior de todas é "O Palácio" e, também o Talho logo a seguir cujo pavimento cheio de gordura e, o cheiro horrível que de dentro vem não abonam nada em favor da qualidade. Eu, há muito que deixei de lá entrar.Não sei o que andam a fazer as autoridades ou será que os comerciantes daquela zona fazem parte de alguma máfia?! Lembro-me que a Sra D. Magda lutou bastante para pôr fim a tanta imundice mas, depois disso nada se fez e o caso tem-se vindo a agravar com a maior impunidade.
As suas melhoras
Beijinhos
FS"

oasis dossonhos disse...

Foi recebido mais um comentário via E-mail:

"Oh Luís, lamento e espero que a queda não tenha sido grande. As melhoras
Lembras-te quando eu estava aí?FIZEMOS UMA CAMPANHA JUNTO DOS RESTAURENTES, PUZEMOS FISCAIS DOS RESTAURANTES E DA LIMPEZA CA CÂMARA, PARA ALÉM DE TODOS OS DIAS EU QUANDO ENTRAVA, PELO LARGO DA LInha de caminho de ferro fotografava, ou finjia, pelo menos, que fotografava tudo. Tinham-me uma raiva de morte. Mas conseguimos que não despejassem a porcaria da baba dos caracois e fizemos aquele canto alteado para não porem os caixotes. Sugere à Junta outras medidas e queixa-te à ASAE, que sirva ao menos para defesa dos cidadãos na sua vida de trabalho quotidiano. Beijos e as melhoras!
M"

Rosa disse...

Meu amigo, como estás? espero que melhor, agora que vejo onde cais-te, acho que tiveste sorte, pois podia ser bem pior, com franqueza esta cidade tão linda, está ficando um caos com a falta de arranjo das calçadas, e a falta de limpeza.
Sr. Presidente e quem de direito, será que as ruas onde os Srs. moram também assim estão? não acredito, por favor dêm trabalho aos artistas calceteiros, e aos lavadores de ruas, para que não nos sintamos traidos, nem arrependidos de vos ter colocado à frente do nosso Municipio.
E já agora envia a conta ao Município de Lisboa
Aquele abraço e as melhoras.
da amiga R.D.